segunda-feira, 24 de abril de 2017

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@

TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA










RELATÓRIO ANALISE DE CPU


Equipe:
Natacha Lione







Macaúbas – BA
2017






RELATÓRIO ANALISE DE CPU



 
Aluna: Natacha Lione





  Relatório de pesquisa sobre análise dos itens de duas CPU, uma nova e outra mais antiga. Para aprovação do curso de informática – MEIR@


Prof.(a) Dr.(a) SÉRGIO MEIRA


Período: ____/____/_____ a ____/____/_____



Macaúbas – BA
2017





1                SUMÁRIO



1.      INTRODUÇÃO:
2.      OBJETIVOS (e/ou Hipóteses):
3.      ANALISES DE CPU
3.1.       CPU 1:
3.1.1.       Entrada de ps2: Cabo Ps2:
3.1.2.       Entrada de Serial:
3.1.3.       Pararela:
3.1.4.       USB:
3.1.5.       PLACA DE FAX MODEM:
3.1.6.       ENTRADA DE REDE RJ45:
3.1.7.       Entrada e saída de multimídia:
3.1.8.       ENTRADA DE DISQUETE:
3.2.       CPU 2:
3.1.1         Fonte de energia com chave seletora:
3.1.2         Entrada de energia:
3.1.3         Duas entradas ps2:
3.1.4         Multimídia –
3.1.5         Som na caixa:
3.1.6         HDMI:
4.      RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.      CONCLUSÕES
6.      DIFICULDADES ENCONTRADAS
7.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
8.      APÊNDICES




1.           INTRODUÇÃO:

Conhecendo o computador, você entenderá melhor o seu funcionamento e poderá tirar mais proveito do seu micro. Neste guia vamos apresentar todos os tipos de portas que você poderá encontrar em um PC, bem como seus possíveis usos.




1.           OBJETIVOS (e/ou Hipóteses):


O principal objetivo desse trabalho é conhecer dois modelos de CPU, modelo novo e o modelo antigo.



1.           ANALISES DE CPU

3.1.        CPU 1:

Ele é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.




3.1.1.  Entrada de ps2: Cabo Ps2

Usada para periféricos como teclados e mouses. É identificado pelas cores verde (mouse) e roxa (teclado). Em algumas placas-mãe, são encontrados conectores híbridos que podem ser usados por ambos os acessórios. Existem adaptadores com entrada USB para conectores ps2.
Imagem 1: representação da porta Ps2






3.1.2.  Entradade Serial:

Utilizada para conectar diversos equipamentos como mouses, scanners, entre outros. Entrou em desuso devido ao surgimento de alternativas melhores (como o USB). A entrada é composta por cinco pontos na fileira de cima e quatro na de baixo. Conector em forma de D com 9 pinos, quase impossível de encontrar em um PC moderno. A foto acima é de uma velha placa-mãe com um processador Pentium 4. Apesar disso há um grande número de instrumentos de laboratório, sistemas de ponto de venda e hardware especializado (como sensores remotos e sistemas de controle industrial) que ainda as utilizam. Hoje em dia é possível comprar “adaptadores” que se plugam a uma porta PCI na máquina e trazem uma porta serial, ou em alguns casos usar um adaptador Serial-USB, para se comunicar com estes aparelhos.


Imagem 2: representação da porta serial






3.1.3.  Pararela:

A tecnologia mais comum de impressão é o da matriz de pontos, que funciona por meio de uma cabeça de impressão contendo um grupo de agulhas. Os caracteres são impressos no papel mediante a combinação dessas agulhas. A vantagem da matriz de pontos está na rapidez e no preço. Entretanto, como as letras e números são feitos com série de pontos, a qualidade da impressão deixa a desejar, além disso, essa impressora faz muito barulho. Algumas impressoras de matriz de pontos resolvem o problema da má qualidade de impressão gravando os pontos duas ou três vezes. Nesse caso, preenchem os espaços deixados na primeira impressão. Porta Paralela assim como o conector serial, era utilizada para conexão de equipamentos como impressora e scanners, mas entrou em desuso com o surgimento de tecnologias melhores.




Imagem 3: Representação da porta paralela





3.1.4.  USB

Usadas por diversos aparelhos, as entradas USB tem modelos diferentes, que apresentam variações de velocidade, como o USB 2.0 ( de cor vermelha ou branca) e USB 3.0 (cor azul). O segundo é também chamado de Superspeed USB e capaz de trafegar dados a até 625 MB (5 gigabits) por segundo. Horta USB 2.0 com “auto instalação da BIOS”: é uma variante peculiar encontrada em algumas placas-mãe produzidas pelas ASUS. É a princípio uma porta USB 2.0 comuns, e pode ser usada como tal. Mas também pode ser usada para automatizar a instalação (ou atualização) da BIOS da máquina. Você precisa copiar um utilitário (junto com a BIOS que quer instalar) para um pendrive, e plugá-lo a esta porta. Aí é só apertar o botão ao lado dela assim que o PC for ligado e a BIOS será instalada. É um recurso “de nicho”, feito para os usuários mais avançados que podem ter encontrado algum problema após um overclock severo ou outra modificação do sistema que impediu um boot “normal” da máquina. USB 2.0 com energia extra: estas portas, de cor vermelha, são encontradas em placas-mãe feitas pela ASUS, Gigabyte e alguns outros fabricantes. Elas fornecem mais energia do que as portas USB normais (por padrão limitadas a 500 mA), para carregar smartphones e tablets. É uma resposta a aparelhos como o iPad, que não recarregam a bateria quando conectados a um PC porque exigem mais corrente do que uma porta USB 2.0 comum pode fornecer. USB 3.0: é a mais nova versão do USB, também chamada de SuperSpeed USB e capaz de trafegar dados a até 625 MB (5 gigabits) por segundo. Portas USB 3.0 tem cor azul e são compatíveis com dispositivos USB 2.0, mas nesse caso a velocidade fica limitada aos 60 MB (480 Megabits) por segundo do padrão anterior. Cabos USB 3.0 são internamente diferentes dos cabos USB 2.0, então certifique-se de estar usando o cabo certo com aquele seu HD externo novinho em folha se quiser tirar proveito de toda a velocidade extra.

Imagem 4: representação da entrada USB 





3.1.5.  PLACA DE FAX MODEM

Placas de fax-modem são placas que são espetadas na placa mãe do computador ou externas que usam linha telefônica convencional para se conectar a outros aparelhos, como fax, computadores e servidores. Está caindo em desuso com o advento da internet banda-larga e e-mail. Uma vez que a internet banda larga possui uma velocidade muito mais alta que a conexão via linha telefônica, aproximadamente 100 vezes se considerarmos uma conexão de 1 Mbps e o e-mail substitui o fax em agilidade e custo.

Imagem 5: representação da placa de faz modem





3.1.6.  ENTRADA DE REDE RJ45

é a entrada onde é conectada a sua internet. Ela tem esse nome porque o conector que fica nas duas pontas do cabo da internet e o conector RJ45. Digite RJ45 no google e você poderá ver algumas imagem que ilustrarão melhor o que estou dizendo.



Imagem 6: Representação da entrada de rede RJ45





3.1.7. Entrada e saída de multimídia:

Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do computador com o meio externo. Eles provêm o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo e a impressora.

Imagem 7: representação da entrada e saída de multimídia






3.1.8.  ENTRADA DE DISQUETE

Disquete, também conhecido como disquete, disk ou floppy disk, é um tipo de disco de armazenamento composto por um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular, forrado com tecido que remove as partículas de poeira. Disquetes podem ser lidos e gravados por um leitor de disquete, chamado também de floppy disk drive (FDD).Os disquetes inicialmente tinham o tamanho de 8 polegadas (200 milímetros), e posteriormente, seu tamanho foi reduzido para 5¼ polegadas (133 milímetros). Tão logo, os disquetes de 3½ polegadas (90 milímetros) se tornaram os mais comuns, sendo um disco de armazenamento amplamente utilizado em meados de 1970 até o começo dos anos 2000.[1]
A partir de 2010, as motherboards raramente possuem um suporte a um drive de disquete; os disquetes de 3,5 polegadas podem ser utilizados com o auxilio de um leitor de disquetes externo/USB, mas os leitores externos dos disquetes de 5¼ polegadas ou 8 polegadas são incomuns, raros, e quase inexistentes.
Os leitores de disquete ainda possuem usos extremamente limitados, especialmente se tratando de sistemas legacy, os disquetes foram sucedidos por mídias de armazenamento com espaços imensamente maiores, como o CD, DVD, pen drives, cartões de memória, HDs externos, discos óticos e redes de computadores.


Imagem 8: representação da entrada de disquete





3.2.      CPU 2:

3.2.1 Fonte de energia com chave seletora:

Cuja função é escolher a tensão de trabalho da fonte, de acordo com a tensão da tomada aonde ela será ligada. É característica das fontes antigas pois as modernas se valem do Full Range, que é a condição da fonte poder operar desde 90 Volts AC até 265 Volts AC sem necessidade nenhuma de seleção. Comprar uma fonte com chave seletora é garantia de estar comprando tecnologia de 20 anos atrás..  20 anos atrás, em informática, significa quase um século. A chave tem de casar com a tensão que alimentará a fonte.



Imagem 9: representação da fonte de energia com a chave seletora





3.2.2 Entrada de energia

A fonte de energia do computador ou, em inglês, PSU (Power Supply Unit — Unidade de Alimentação de Energia), é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador. Essa peça gera valores que variam entre 12, 5 e 3,3 volts.


Imagem 10: representação da entrada de energia





3.2.3 Duas entradas ps2

Se você encaixar um teclado e mouse ps/2 no pc será reconhecido no ato quando liga-lo. Enquanto o USB somente reconhece ao Windows entrar e com a USB na placa-mãe habilitada. Especialmente o teclado USB não é reconhecido no ato pelo bios ao ligar, pois ele não foi detectado. Já passei por isso em um cliente e a minha sorte é que ele também tem um teclado ps/2 o que me fez mexer no setup do bios e não o teclado USB.


Imagem 11: representação de duas entradas ps2





3.2.4 Multimídia –

Multimídia é uma união de informações, com áudio e vídeo, formando a partir daí um dos mais poderosos recursos digitais utilizados pelo computador. Também se chama multimídia aos softwares desenvolvidos especialmente para a utilização destes recursos e podem ser formados a partir de tipos de arquivos diferentes, como: vídeo-clips, músicas digitais, apresentações audiovisuais, animações gráficas, etc. Para que um microcomputador possa utilizar todas as vantagens que a multimídia oferece, ele precisa de acessórios especiais. Por exemplo, o áudio só será reproduzido pelo computador se o mesmo possuir uma Placa de Som.
Placa de Som é um dispositivo ligado internamente ao computador responsável pela reprodução de sons digitais gerados pelos softwares.
Hoje em dia no mercado, encontramos uma grande variedade de Kits Multimídia, que são pacotes com equipamentos responsáveis pela execução da multimídia no computador. Na maioria deles encontraremos os seguintes itens: uma placa de som, um de leitura para CD-ROM, dois cabos para a conexão do drive de CD-ROM à placa de som, duas caixas amplificadas, disquetes para a instalação dos componentes e manuais de instalação e uso. Como equipamento opcional encontrará: um microfone, títulos em CD-ROM multUSB 3.0: é a mais nova versão do USB, também chamada de SuperSpeed USB e capaz de trafegar dados a até 625 MB (5 gigabits) por segundo. Portas USB 3.0 tem cor azul e são compatíveis com dispositivos USB 2.0, mas nesse caso a velocidade fica limitada aos 60 MB (480 Megabits) por segundo do padrão anterior. Cabos USB 3.0 são internamente diferentes dos cabos USB 2.0, então se certifique de estar usando o cabo certo com aquele seu HD externo novinho em folha se quiser tirar proveito de toda a velocidade extra. Mídia e talvez até uma câmera digital.


Imagem 12: representação da entrada de multimídia





3.2.5 Som na caixa

Portas de áudio: Nos velhos tempos era preciso adquirir uma “placa de som” (como a Sound Blaster 16) para reproduzir e gravar áudio em seu PC. Os micros modernos têm sistema de som e as várias portas relacionadas já integradas à placa-mãe. Portas analógicas: são as mais usadas, e codificadas por cor para que você saiba onde plugar cada componente (caixas de som, microfone, subwoofer, etc.). Se você é um dos raros usuários com um sistema de som com múltiplos canais no PC, provavelmente usará três ou quatro destas portas: geralmente a verde, preta, laranja e cinza. Microfones são plugados na porta rosa, e a azul são à entrada de linha. Se você tem simples caixas de som estéreo, ligue-as na porta verde.

Imagem 13: representação do som na caixa






3.2.6     HDMI:

 (High Definition Multimídia Interface): porta padrão em TVs de alta-definição, e muito usada para plugar PCs, tabletes e smartphones a elas. O padrão HDMI 1.4a tem largura de banda suficiente para uma tela com resolução de 1080p operando a 120 quadros por segundo, adequada para jogos e vídeos em 3D. Cabos HDMI também são capazes de transportar um sinal de áudio. Mini-HDMI: menos comum nos PCs, e mais popular em eletrônicos de consumo como câmeras digitais. Pode ser encontrada em algumas placas de vídeo com GPUs Nvidia Geforce da série 500. Tipicamente, um adaptador mini-HDMI para HDMI é incluso com a placa.




Imagem 14: representação do HDMI






1.       RESULTADOS E DISCUSSÃO


CPU 1
CPU 2
Item
Quantidade
Item
Quantidade
Cabos PS2
2
Chave seletora
1
Entrada serial
1
Entrada de energia
1
Entrada paralela
1
Entrada de rede
1
Cabo VGA
1
HDMI
1
Fax molde
1
USB
8
Conectores RJ45
1


Disquete
1


Cd ram
1


Drive de disquete
1


USB
6









2.       CONCLUSÕES

Foi apresentado que através das pesquisas elaboradas aprendemos tudo o que contém no CPU 1 e no CPU 2. Com este trabalho aprendemos um pouco das funções que a CPU contém. Com o desenvolvimento deste trabalho, podem-se aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mas especificamente nas áreas de instalações de uma CPU.





3.       DIFICULDADES ENCONTRADAS

Neste trabalho apenas se discutiu sobre os dois modelos da CPU mais antiga e da moderna. Pra me não teve dificuldades porque as respostas encontradas já foram bem elaboradas explicando cada detalhe das CPU pesquisadas.





4.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


http://pcworld.com.br/dicas/2012/03/26/pra-que-serve-cada-uma-das-portas-em-seu-pc/ < visto em 03/04/2017 as 14h30minmin>
http://pcworld.com.br/dicas/2012/03/26/pra-que-serve-cada-uma-das-portas-em-seu-pc/ < visto em 27/03/2017 ás 15h00minmin >
http://prodigital.com.br/2013/12/voce-sabe-como-funciona-cada-porta-serial-do-seu-computador/ < visto em 19/03/2017 ás 14h30min >





5.       APÊNDICES


FIGURA 1 – Representa (porta Ps2);
FIGURA 2 – Representa ( Porta serial);
FIGURA 3 -  Representa (Porta paralela);
FIGURA 4 – Representa (Entrada USB);
FIGURA 5 – Representa (Placa de faz modem);
FIGURA 6 – Representa (Entrada de rede RJ45);
FIGURA 7 – Representa (Entrada e saída de multimídia)
FIGURA 8 – Representa (Entrada e saída de disquete);
FIGURA 9 – Representa (Fonte de energia com chave seletora);
FIGURA 10 – Representa (Entrada de energia);
FIGURA 11 – Representa (Duas entradas ps2);
FIGURA 12 – Representa (Entrada de multimídia);
FIGURA 13 – Representa (Som na caixa);
FIGURA 14 -  Representa ( HDMI);



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