segunda-feira, 24 de abril de 2017

Relatório de analise da CPU

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@





TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA








Relatório de analise da CPU









Aluno (a): Érica Meira Santos









Cristais/BA
2017








ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@






TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA









Relatório de analise da CPU








Aluno (a): Érica Meira Santos









Cristais/BA
2017







ANALISES DA CPU  1 e 2



Aluno (a): Érica Meira Santos



Relatório de pesquisa de uma CPU uma mais nova e outra mais antiga apresentando como requisito parcial para aprovação na disciplina      dirigida por um relatório Experimental do curso informática nível 3°, Escola  informática “MEIR@ informática”, Universidade de Cristais.

Prof.(a) Dr.(a) Sérgio Meira




Período: 13/03/2017 a 10/abril/2017
Cristais
2017





SUMÁRIO

1.    INTRODUÇÃO
2.    OBJETIVO
3.    ANALISE DA CPU1
3.1.DESLIGAR/ LIGAR
3.2.RECEPTAR
3.3.ENTRADA PS2
3.4.SAÍDA SERIAL
3.5.SAÍDA PARALELA
3.6.ARRAY (VGA)
3.7.USB
3.8.FAX MODEM
3.9.CONECTOR RJ45
3.10.CD-ROM
3.11.DRIVE DE DISQUETE
3.12.AZUL, VERDE E ROSA: PORTAS DE ÁUDIO.
4.    ANALISE DA CPU2
4.1. DESLIGAR/ LIGAR
4.2. RECEPTAR
4.3. CABO PS2
4.4.SAÍDA SERIAL
4.5.SAÍDA PARALELA
4.6.ARRAY (VGA)
4.7.CONECTOR RJ45
4.8.DRIVE DE DISQUETE
4.9.AZUL, VERDE E ROSA: PORTAS DE ÁUDIO.
4.10.CHAVE SELETORA
4.11.CONECTOR RJ45
4.12.HDMI
5.    TABELA DE ANALISE
6.    CONCLUSÃO
7.    DIFICULDADES ENCONTRADAS
8.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS






1.   INTRODUÇÃO


Foram analisadas 2 cpus onde tínhamos como objetivo entender melhor a funcionalidade de cada entrada ou porta e assim entendemos melhor a função que cada uma exerce.






2. OBJETIVO

Conhecer melhor os itens e algumas das funcionalidades da parte externa de duas CPUs, observando as diferenças entre cada uma delas e a características de cada parte (cada entrada/ botões) destas CPUs.



3.           ANALISE DA CPU1









3.1.  DESLIGAR/ LIGAR

Localiza-se na parte frontal da CPU onde tem a função de deliga e liga o aparelho (PC)


Figura 1 Representação de o botão ligar/desligar






 3.2. RECEPTAR

Desligar e liga o aparelho automaticamente reiniciando, localiza-se na parte frontal da CPU normalmente logo abaixo do botão ligar/desligar.


Figura 2 Representação do botão reset

3.3. ENTRADA PS2


Usada para periféricos como teclados e mouses. É identificado pelas cores verde (mouse) e roxa (teclado). Em algumas placas-mãe, são encontrados conectores híbridos que podem ser usados por ambos os acessórios. Existem adaptadores com entrada USB para conectores ps2.


Representação da entrada Ps2





3.4.    SAÍDA SERIAL


Utilizada para conectar diversos equipamentos como mouses, scanners, entre outros. Entrou em desuso devido ao surgimento de alternativas melhores (como o USB). A entrada é composta por cinco pontos na fileira de cima e quatro na de baixo.
Paralelas

  
Figura 4 Representação da Porta Serial





3.5. SAÍDA PARALELA

Ainda encontrada ocasionalmente, mesmo nas placas-mãe mais modernas. É geralmente usada para conexão de uma impressora, embora poucas façam uso dela hoje em dia. Entretanto ainda é útil com dispositivos legados comuns em empresas, como sistemas de ponto de venda (POS) e impressoras fiscais.


                                           Figura 5 Representação da saída Paralela









3.6. ARRAY (VGA)

Conector mais comum para monitores e projetores, também conhecido com o nome D-Sub, é composto por três fileiras de cinco pinos. Esses pinos são conectados a um cabo cujos fios transmitem, de maneira independente, informações sobre as cores vermelha, verde e azul e sobre as frequências verticais e horizontais.
É comum encontrar monitores cujo cabo VGA possui pinos faltantes. Não se trata de um defeito, pois embora os conectores VGA utilizem um encaixe com 15 pinos, nem todos são usados.


                                     Figura 6 Representação da entrada VGA




3.7. USB


Usadas por diversos aparelhos, as entradas USB tem modelos diferentes, que apresentam variações de velocidade, como o USB 2.0 ( de cor vermelha ou branca) e USB 3.0 (cor azul). O segundo é também chamado de SuperSpeed USB e capaz de trafegar dados a até 625 MB (5 gigabits) por segundo.



Figura 7 entrada de USB azul    

 



                                                  
Figura 8  entrada de USB vermelha





3.8. FAX MODEM

Usar as linhas telefônicas, largamente disponíveis para realizar a comunicação entre computadores. Porém, usando linhas telefônicas comuns enfrentamos um pequeno problema: os computadores trabalham com sinais digitais, neles qualquer informação será armazenada e processada na forma de 0s ou 1s. As linhas telefônicas por sua vez são analógicas, sendo adequadas para a transmissão de voz, mas não para a transmissão de dados. 

Justamente para permitir a comunicação entre computadores utilizando linhas telefônicas comuns, foram criados os modems. Modem é a contração de modulador-demodulador e se refere a um aparelho capaz de transformar sinais digitais em sinais analógicos que são transmitidos pela linha telefônica e, em seguida, novamente transformados em sinais digitais pelo modem receptor.
 

Os modems apresentaram uma notável evolução na última década. Os primeiros modems eram capazes de transmitir apenas 300 bits de dados por segundo, enquanto que os atuais são capazes de manter conexões com velocidades de até 56 Kbits por segundo.
 

Os modems para acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque não precisam converter o sinal de digital para analógico e de análogico para digital porque o sinal é transmitido sempre em digital. (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line)



   
Figura 9 Representação do Fax Modem






3.9.   CONECTOR RJ45


RJ45 é realmente um conector de telefone. A Comissão Federal de Comunicação dos EUA, que padronizou os conectores utilizados em telecomunicações nos EUA, aprovou o RJ45 . A FCC enumera uma série de conectores e registra cada uma com um número. "RJ" significa " Registered Jack. " A nomeação RJ refere-se ao esquema de ligações , tanto da tomada eo plugue , e não a aparência física da ficha. O RJ45 original tem oito pinos dentro e dois conectores. Os últimos dois pinos são utilizados para uma resistência programável. A ficha é a mesma de um plugue padrão de telefone dos EUA (que é o RJ11), exceto que ele é maior. 
Ethernet.
 


Figura 10 Representação do conector Rj45









3.10.            CD-ROM


É a sigla de Compact Disc Read-Only Memory (Disco Compacto de Memória Apenas de Leitura), um componente eletrônico que armazena informações, em um formato compacto, que podem apenas ser lidas, mas não gravadas pelo usuário. Hoje em dia no mercado, encontramos uma grande variedade de Kits Multimídia, que são pacotes com equipamentos responsáveis pela execução da multimídia no computador. Na maioria deles encontraremos os seguintes itens: uma placa de som, um drive de leitura para CD-ROM, dois cabos para a conexão do drive de CD-ROM à placa de som, duas caixas amplificadas, disquetes para a instalação dos componentes e manuais de instalação e uso. Como equipamentos opcionais encontraremos: um microfone, títulos em CD-ROM multimídia e talvez até uma câmera digital.


Figura 11 CD ROM







3.11.            DRIVE DE DISQUETE


Disquete também conhecido como diskette, disk ou floppy disk, é um tipo de disco de armazenamento composto por um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular, forrado com tecido que remove as partículas de poeira. Disquetes podem ser lidos e
Um pequeno objeto quadrado denominado Disquete, cujo termo em inglês é Floppy-disk, é um disco flexível de mídia magnética removível, com capacidade para armazenar dados. O tamanho de 3,5 polegadas e capacidade de 720 KB (DD=Double Density) e até 5,76 MB (EDS=Extra Density Super). Sendo o mais comercializado o de menor tamanho, 1,44 MB (HD=High Density), ou de 5,25 polegadas com capacidade para armazenar 3000 KB (Single Side = Face Simples) e até 300 MB. A origem do Disquete foi datada no final da década de 60 e foi desenvolvido no formato de 8 polegadas. Porém sua comercialização se iniciou em 1971, com o formato padrão de 3½-polegadas.



Figura 12 Drive de disquete








3.12.             AZUL, VERDE E ROSA: PORTAS DE MULTIMIDIA


São as saídas de áudio do computador. As configurações mais comuns são as com três conectores. As cores de cada conector têm funções diferentes: verde (caixas frontais/fone), azul (entrada de linha), rosa (microfone),



Figura 13 Portas de Multimídia














3.           ANALISE DA CPU2


4.1.      DESLIGAR/ LIGAR

Deliga e liga o aparelho (PC)
 ( Imagem demostrada na figura 1)




4.2.      RECEPTAR

Desligar e liga o aparelho automaticamente reiniciando.
( Imagem demostrada na figura 2 )




4.3.      CABO PS2

Usada para periféricos como teclados e mouses. É identificado pelas cores verde (mouse) e roxa (teclado). Em algumas placas-mãe, são encontrados conectores híbridos que podem ser usados por ambos os acessórios. Existem adaptadores com entrada USB para conectores ps2.

( Imagem demostrada na figura 3)




4.4.      SAÍDA SERIAL

Utilizada para conectar diversos equipamentos como mouses, scanners, entre outros. Entrou em desuso devido ao surgimento de alternativas melhores (como o USB). A entrada é composta por cinco pontos na fileira de cima e quatro na de baixo.
Paralelas

( Imagem demostrada na figura 4)




4.5.      SAÍDA PARALELA

Ainda encontrada ocasionalmente, mesmo nas placas-mãe mais modernas. É geralmente usada para conexão de uma impressora, embora poucas façam uso dela hoje em dia. Entretanto ainda é útil com dispositivos legados comuns em empresas, como sistemas de ponto de venda (POS) e impressoras fiscais.

( Imagem demostrada na figura5)




4.6.      ARRAY (VGA)

Conector mais comum para monitores e projetores, também conhecido com o nome D-Sub, é composto por três fileiras de cinco pinos. Esses pinos são conectados a um cabo cujos fios transmitem, de maneira independente, informações sobre as cores vermelha, verde e azul e sobre as frequências verticais e horizontais.
É comum encontrar monitores cujo cabo VGA possui pinos faltantes. Não se trata de um defeito, pois embora os conectores VGA utilizem um encaixe com 15 pinos, nem todos são usados.

( Imagem demostrada na figura 6)




4.7.      CONECTOR RJ45


RJ45 é realmente um conector de telefone. A Comissão Federal de Comunicação dos EUA, que padronizou os conectores utilizados em telecomunicações nos EUA, aprovou o RJ45 . A FCC enumera uma série de conectores e registra cada uma com um número. "RJ" significa " Registered Jack. " A nomeação RJ refere-se ao esquema de ligações , tanto da tomada eo plugue , e não a aparência física da ficha. O RJ45 original tem oito pinos dentro e dois conectores. Os últimos dois pinos são utilizados para uma resistência programável. A ficha é a mesma de um plugue padrão de telefone dos EUA (que é o RJ11), exceto que ele é maior. 
Ethernet.
 

( Imagem demostrada na figura10)



4.8.      DRIVE DE DISQUETE


Disquete também conhecido como diskette, disk ou floppy disk, é um tipo de disco de armazenamento composto por um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular, forrado com tecido que remove as partículas de poeira. Disquetes podem ser lidos e

Um pequeno objeto quadrado denominado Disquete, cujo termo em inglês é Floppy-disk, é um disco flexível de mídia magnética removível, com capacidade para armazenar dados. O tamanho de 3,5 polegadas e capacidade de 720 KB (DD=Double Density) e até 5,76 MB (EDS=Extra Density Super). Sendo o mais comercializado o de menor tamanho, 1,44 MB (HD=High Density), ou de 5,25 polegadas com capacidade para armazenar 3000 KB (Single Side = Face Simples) e até 300 MB. A origem do Disquete foi datada no final da década de 60 e foi desenvolvido no formato de 8 polegadas. Porém sua comercialização se iniciou em 1971, com o formato padrão de 3½-polegadas.

( Imagem demostrada na figura12)





4.9. AZUL, VERDE E ROSA: PORTAS DE ÁUDIO.


Nos velhos tempos era preciso adquirir uma “placa de som” (como a Sound Blaster 16) para reproduzir e gravar áudio em seu PC. Os micros modernos tem sistema de som e as várias portas relacionadas já integradas à placa-mãe.
Portas analógicas: são as mais usadas, e codificadas por cor para que você saiba onde plugar cada componente (caixas de som, microfone, subwoofer, etc). Se você é um dos raros usuários com um sistema de som com múltiplos
canais no PC, provavelmente usará três ou quatro destas portas: geralmente a verde, preta, laranja e cinza. Microfones são plugados na porta rosa, e a azul é a entrada de linha. Se você tem simples caixas de som estéreo, ligue-as na porta verde.



4.10.   CHAVE SELETORA

Tem como função é escolher a tensão de trabalho da fonte, de acordo com a tensão da tomada aonde ela será ligada..

É característica das fontes antigas pois as modernas se valem do Full Range, que é a condição da fonte poder operar desde 90 Volts AC até 265 Volts AC sem necessidade nenhuma de seleção..

Comprar uma fonte com chave seletora é garantia de estar comprando tecnologia de 20 anos atrás. 20 anos atrás, em informática, significa quase um século.
A chave tem de casar com a tensão que alimentará a fonte.


          Figura 14 Chave seletora



4.11.   CONECTOR RJ45


RJ45 é realmente um conector de telefone. A Comissão Federal de Comunicação dos EUA, que padronizou os conectores utilizados em telecomunicações nos EUA, aprovou o RJ45 . A FCC enumera uma série de conectores e registra cada uma com um número. "RJ" significa " Registered Jack. " A nomeação RJ refere-se ao esquema de ligações , tanto da tomada eo plugue , e não a aparência física da ficha. O RJ45 original tem oito pinos dentro e dois conectores. Os últimos dois pinos são utilizados para uma resistência programável. A ficha é a mesma de um plugue padrão de telefone dos EUA (que é o RJ11), exceto que ele é maior. 
Ethernet.
 
( Imagem demostrada na figura13)



4.12.   HDMI


Usada para transmissão de imagem e áudio em alta definição.

HDMI 








4.           TABELA DE ANALISE


CPU 1

CPU 2
Item
Quantidade
Item
Quantidade
Cabo Ps2
2
Cabo Ps2
2
Saída Serial
1
Saída Matricial
1
Saída Paralela
1
Saída Paralela
1
VGA
1
VGA
1
Conectores RJ45
2
Conectores RJ45
1
Portas de Multimídia
3
Portas de Multimídia
3
USB
6
USB
5
Cd ROM
1
Cd ROM
1
Fax Modem
3
Chave Seletora
1
Drive de Disquete
6
Entrada de Energia
1
Desligar/Ligar
1
HDMI
1
Reset
1
Desligar/Ligar
1


Reset
1
 



5.           CONCLUSÃO

Conclui-se que existe em uma única Cpu muitas unidades de entrada cada uma com uma função especifica são as portas que darão vida ao computador é por essas portas que é possível o contato entre maquina e homem.




6.            DIFICULDADES ENCONTRADAS


De inicio era algo novo e complicado com varias portas de entrada cada uma com a sua importância, mais ao longo das atividades tudo começa a se tornar mais compreensível podendo assim entender melhor a suas funções e poder se orgulhar de sermos capazes de criar algo tão genealógico e incrível como o computador e entender que por traz daquela facilidade que ele nos proporciona existem muitas entradas e aparelhinhos conectados para que toda a magia aconteça.





7.            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



PS2: https://www.tecmundo.com.br/placa-mae/21949-para-que-servem-todos-estes-conectores-nas-placas-mae-.htm acessado em 10/04/2017

Saída Serial: https://www.tecmundo.com.br/placa-mae/21949-para-que-servem-todos-estes-conectores-nas-placas-mae-.htm acessado em 10/04/2017

Saída Paralela: https://www.tecmundo.com.br/placa-mae/21949-para-que-servem-todos-estes-conectores-nas-placas-mae-.htm acessado em 10/04/2017

Portas de áudio: https://www.tecmundo.com.br/placa-mae/21949-para-que-servem-todos-estes-conectores-nas-placas-mae-.htm acessado em 10/04/2017












Nenhum comentário:

Postar um comentário