quarta-feira, 26 de abril de 2017

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@







TURMA DO 3º NÍVEL DO CURSO DE INFORMATICA







ANÁLISE DE CPU





Equipe:
DANIELA SILVA DE MACEDO







CRISTAIS/MACAÚBAS-BA
2017











ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@



TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA


ANÁLISE DE CPU



Equipe:

DANIELA SILVA DE MACEDO




Análise de duas cpus, uma antiga e outra mais moderna.onde analisamos os componentes que cada uma delas possui edificando as diferenças entre eles.


Prof.(a) Dr.(a) ______SÉRGIO MEIRA___


Período: _29___/__03__/_2017__ a _19___/__04__/___2017__


CRISTAIS
2017









SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.. 5
1.      OBJETIVOS (e/ou Hipóteses). 6
2.      CPU 1. 7
3.1.       PS2. 7
3.2.       ENTRADA SEREAL. 7
3.3.       VGA.. 7
3.4.       ENTRADA PARALELA.. 8
3.5.       ENTRADA DE REDE RJ45. 8
3.6.       DRIVE DE DISQUETE.. 8
3.7.       RESET.. 9
3.8.       USB.. 9
3.9.       DRIVE DE CD ROM... 9
3.10.         DRIVE DE DVD HOM... 10
3.11.         FAX MODEM... 10
3.12.         MULTIMIDIA.. 11
3.      CPU 2. 13
4.1.       .HDMI 13
4.2.       USB    AZUL. 13
4.3.       FONTE DE ALIMENTAÇÃO.. 14
4.4.       CHAVE SELETORA.. 14
4.      RESULTADOS E DISCUSSÃO.. 16
5.      CONCLUSÕES.. 17
6.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 18



1.   INTRODUÇÃO

À análise tem como ênfase o estudo e o aprofundamento dos mecanismos que a cpu antiga e a mais recente possui e poder relatar e esclarecer suas diferenças e evidenciar o que cada uma delas tem de mais positivo do que a outra. Podendo assim traçar uma linha de benefícios que cada uma possui para melhor uso de seu equipamento.




2.           OBJETIVOS (e/ou Hipóteses)
Tem como objetivos analisar as diferenças dos itens  da parte externa que  as duas cpus possui , especificando suas funcionalidades e características distintas que a entre eles. 


3.   CPU 1

3.1. PS2 

O conector PS/2 é um conector mini-DIN de 6 pinos usado para conectar alguns teclados e mouses a um sistema de computador compatível com PC.

Imagem 1 Representa Entrada ps2 de Mouse e Teclado


3.2.  ENTRADA SEREAL

A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar pendrives, modems, mouses , algumas impressoras, scanners e outros equipamentos.

Imagem 2 Representa Entrada Sereal

3.3.  VGA

A definição exata de VGA é “Video Graphics Array”, que numa tradução livre seria algo como “padrão de disposição gráfica para vídeo”.


Imagem 3 Representa  Entrada Vga

3.4.  ENTRADA PARALELA

 É uma interface de comunicação entre um computador e um periférico.


Imagem 4 Representa Entrada Paralela

3.5.  ENTRADA DE REDE RJ45

 A entrada rj45 é para conectar o computador a outro em rede e usar internet de banda larga, significa que seu computador tem placa de rede 


Imagem 5 Representa  Entrada De Rede Rj45

3.6. DRIVE DE DISQUETE

Disquete é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados.

Imagem 6 Representa Drive De Disquete

3.7.  RESET

O reset é um botão encontrado nas impressoras, se não todas, então a maioria, que consiste em um sistema de limpeza do equipamento. Esse sistema tem por finalidade desobstruir as reentrâncias por onde passa a tinta ao sugar a base do cabeçote de impressão.

Imagem 7 Representa O Botão Reset

3.8. USB

Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a fácil conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
Antigamente, instalar periféricos em um computador obrigava o usuário a abrir a máquina; para a maioria das pessoas, esta era uma tarefa quase impossível, devido à quantidade de conexões internas que requeriam a configuração de jumpers e interrupções IRQs, tarefa dificultosa até para profissionais da área tecnológica.
O surgimento do padrão PnpP (Plug and Play ou ligar e usar) diminuiu toda a complicação existente na configuração desses dispositivos. O objetivo do padrão PnP foi tornar o usuário sem experiência capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente sem mais delongas. Mas esse padrão ainda era suscetível a falhas, o que causava dificuldades para alguns usuários.
Imagem 8 Representa Entrada De Usb

3.9. DRIVE DE CD ROM

No CD-ROM, ao contrário dos disquetes, as informações são dispostas em espiral: do centro para a borda do disco. O projetor do drive envia feixes de laser constantemente que passam por uma bobina de focalização. O laser penetra na camada protetora de material plástico do CD e atinge uma camada de alumínio irregular. A luz retornar para um detector, que a desvia para um diodo fotossensível.
Imagem 9 Representa Drive De Cd Rom

3.10.            DRIVE DE DVD HOM

O DVD-ROM (Digital Versatile Disc), ou disco digital versátil, surgiu após o CD-ROM, já que a tecnologia evolui a cada dia e busca aperfeiçoar os dispositivos e recursos para a utilização do microcomputador. Ele pode conter programas, arquivos e permite ouvir músicas e rodar aplicações multimídia com melhor fidelidade de som e imagem, nestes discos com capacidade de sete a vinte e seis vezes maior que a dos CDs convencionais. Sua rotação é três vezes mais veloz que a do CD-ROM.

Imagem 10 Representa Entrada De DVD Rom

3.11.            FAX MODEM

Um fax modem permite que um computador transmita e receba documentos como faxes em uma linha telefônica. Um fax modem é como um modem de dados, mas é projetado para transmitir e receber documentos de e para uma máquina de fax ou outro fax modem. Alguns, mas não todos, fax modems dobrar dever como modems de dados. Como com outros modems  modems de fax podem ser internos ou externos. Os modems de fax internos são frequentemente chamados de placas de fax.
No começo dos anos 90, os PCs de pequenas empresas normalmente possuíam um cartão de fax / modem baseado em PC e um software de fax (geralmente Win Fax Pro). Em grande parte substituído por e-mail  baseado em PC fax com um fax / modem diminuiu na virada do século. Quando é necessário enviar fax a partir de um PC, existem várias alternativas de fax baseadas na Internet. Onde as empresas ainda tinham uma ou mais máquinas de fax tradicionais churning out páginas, eles eram geralmente outnumbered por PCs de processamento de e-mail.
Imagem 11 Representa Entrada De Fax Modem

3.12.            MULTIMIDIA

Multimédia ou multimídia  é a combinação, controlada por computador (computador pessoal periférico e dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (textofotografiagráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeoáudioanimação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregues de maneira coordenada, a saber:
·                     Som (voz humanamúsicaefeitos especiais)
·                     Fotografia (imagem estática)
·                     Vídeo (imagens em pleno movimento)
·                     Animação (desenho animado)
·                     Gráficos
·                     Textos (incluindo númerostabelas, etc.)
O termo multimídia refere-se, portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.

Imagem 12 Representa Entrada De Multimídia




3.   CPU 2

Esta CPU é a mais moderna, segue os itens que a mesma contém.

4.1. .HDMI

Saída digital permite transmitir sinais de vídeo de alta definição. Faz ainda o transporte dos sinais de áudio.

Imagem 13 Representa Saída Hdmi

4.2. USB    AZUL

O USB 3.0 chegou ao mercado em 2009, com a mesma praticidade do USB 2.0, sua designação comercial é USB Super Speed.
Caracteriza-se principalmente por um aumento da velocidade de transferência que chega a 5 Gigabits por segundo, o equivalente a mais ou menos 614.4 MB/segundo. Devido a mais conexões dentro do próprio USB 3.0, que antes no modelo 2.0, eram 4, no 3.0 chegam a 9, permitindo ser full-duplex, transferindo dados bidirecionalmente, podendo receber e enviar dados ao mesmo tempo.
Encontram-se disponíveis as especificações da versão 3.0. Exemplo do Primeiro HD com USB 3.0.


Placas Mãe com conexões USB 2.0 podem usar os benefícios do USB 3.0 com a conexão de placas adaptadoras PCI Express USB 3.0; em especial no caso Placas Mãe que com conexões (portas) PCI-Express x1 geração 2 ou seja PCIe2 x1. Existem também placas adaptadoras para Notebook com saídas USB 3.0.

Imagem 14 Representa Entrada De Usb Azul

4.3.       FONTE DE ALIMENTAÇÃO

A função da fonte é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua (AC) já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como uma última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade na corrente, depois do nobreak ou estabilizador.
Embora quase sempre relegada a último plano, a fonte é outro componente essencial num PC atual. Com a evolução das placas de vídeo e dos processadores, os PCs consomem cada vez mais energia. Na época dos 486, as fontes mais vendidas tinham 200 watts ou menos, enquanto as atuais têm a partir de 450 watts. Existem ainda fontes de maior capacidade, especiais para quem quer usar duas placas 3D de ponta em SLI, que chegam a oferecer 1000 watts!
Uma fonte subdimensionada não é capaz de fornecer energia suficiente nos momentos de pico, causando desde erros diversos, provocados por falhas no fornecimento (o micro trava ao tentar rodar um game pesado, ou trava sempre depois de algum tempo de uso, por exemplo), ou, em casos mais graves, até mesmo danos aos componentes. Uma fonte de má qualidade, obrigada a trabalhar além do suportado, pode literalmente explodir, danificando a placa mãe, memórias, HDs e outros componentes sensíveis.
Imagem 15 Representa A Fonte Da Cpu


4.4. CHAVE SELETORA

O conversor Multicraft transforma a voltagem de 110V para 220V, Ideal para uso em carregadores, videogames, telefones, calculadoras etc. Este transformador trata-se de um aparelho que transforma a energia elétrica de 110V para 220V, tendo por finalidade ligar um aparelho de até 60W em uma tomada 110V.
Especificações Técnicas das versões:
- Converte 110V em 220V;
- Fio de cobre;
- Gabinete plástico de alta resistência;
- Sistema plug-in;
- Frequência: 60Hz;
- Potência máxima: 60VA.
Imagem Representa A Chave Seletora


4.   RESULTADOS E DISCUSSÃO
CPU 01
CPU 02
ITEM
QUANTIDADE
ITEM
QUANTIDADE
PS2
2
HDMI
1
VGA
1
CHAVE SELETORA
1
ENTRADA PARALELA
1
FONTE DE AIMENTAÇÃO
1
ENTRADA DE REDE RJ45
1
USB AZUL
1
ENTRADA SEREAL
1
MULTIMIDIA
2
USB
6
VGA
1
FAX MODEM
3
DRIVE CD ROM
1
DRIVE DE CD ROM
1
RESET
1
DRIVE DE DVD ROM
1
DRIVE DE DVD ROM
1
MULTIMIDIA
1
LIGAR/DESLIGAR
1
RESET
1
PS2
2
DRIVE DE DIISQUETE
1


LIGAR/DESLIGAR
1





5.           CONCLUSÕES

Foi analisado duas cpus, uma mais antiga e outra moderna possuindo diferentes itens, funcionalidade distintas e com o mesmo objetivo fazer a interface homem maquina . Que estudadas suas específicas características, procuramos detectar da melhor forma suas condições, de proporcionar com excelência suas potencialidades de uso do seu equipamento.





6.            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/PS/2 <acessado em 10/04/2017 as 15:47
https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_serial <acessado em 10/04/2017 as 15:49

https://www.impressorajato.com.br/reset < acessado em 10/04/2017 as 16:04
https://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus < acessado em 10/04/2017 as 16;06
http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/unidades-de-disco-removiveis/ < acessado em 10/04/2017 as 16:07
http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-o-fax/  < acessado em 10/04/2017 as 16:11
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia <acessado em 10/04/2017 as 16;13
http://www.hardware.com.br/termos/fonte-de-alimentacao < acessado em 10/04/2017 as 16:19