sábado, 11 de maio de 2019

Analise Externa de Gabinete

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@


TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA





Analise Externa de Gabinete




Equipe:
Lenilson Conceição Lopes
Pablo Vitor Oliveira Morais








Macaubas/BA
2019
Analise Externa de Gabinete





Equipe:
Lenilson Conceição Lopes
Pablo Vitor Oliveira Morais



Relatório de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina      LCE0602-Estatística Experimental do curso______________, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.


Prof.(a) Dr.(a)  Sergio Meira


                               Período: 30/03/2019 a  27/04/2019



Macaúbas
2019
“SUMÁRIO”

SUMÁRIO
1.    INTRODUÇÃO.. 4
2.    OBJETIVOS (e/ou Hipóteses) 5
3.    MATERIAIS E MÉTODOS.. 6
3.1.     GABINETE 01 ANTIGA.. 6
3.1.1.     PORTA USB: 6
3.1.2.     Leitor dvd: 7
3.1.3.     Drive de disquete: 8
3.1.4.     Botão reset: 9
3.1.5.     Porta ps2 mouse e teclado: 10
3.1.6.     Porta Serial: 11
3.1.7.     Porta Paralela: 11
3.1.8.     Saída VGA: 12
3.1.9.     Porta RJ45: 13
3.1.10.       Entrada e saída de áudio: 14
3.1.11.   Fox modem: 14
3.2.     GABINETE  MODERNO.. 15
3.2.1.     Chave seletora: 15
3.2.2.     ENTRADA DE ENERGIA: 16
3.2.3.     HDMI: 16
3.2.4.     USB Azul: 17


1.   INTRODUÇÃO

Neste relatório analisamos dois gabinetes uma antiga outra moderna também conhecemos cada itens e pesquisamos a função de cada um deles.


2.   OBJETIVOS (E/OU HIPÓTESES)

O objetivo e nos conhecer a função de cada um desses itens dos gabinetes tanto o antigo como a moderno,. Também, métodos de pesquisa e formatação de relatório.


3.    MATERIAIS E MÉTODOS


3.1. GABINETE 01 ANTIGA

E uma gabinete antiga onde alguns itens não utilizam mas.


3.1.1.    PORTA USB:

O padrão de portas e conectores USB foi desenvolvido para facilitar a instalação e uso de periféricos nos computadores. Antes desse tipo de conexão, dispositivos como impressoras, modens e zip drives, por exemplo, utilizavam portas paralelas com baixa velocidade de transmissão de dados. Se houvesse a necessidade de uma instalação interna, era necessário configurar Jumpers ou IRQs diretamente na placa mãe, o que implicava na abertura do computador e necessidade de se ter alguma noção de como configurá-los corretamente.
Além disto, cada periférico tinha um tipo de conector diferente na placa mãe e nem sempre estes conectores eram padronizados. Não era uma situação incomum ter que se recorrer a adaptadores devido a determinado formato de conector ser difícil de se achar ou até mesmo ter deixado de existir completamente.
A instalação destes dispositivos também era complexa, pois eles não eram automaticamente reconhecidos pelo computador e necessitavam de drivers específicos para modelo e marca que nem sempre estavam mais disponíveis. Por estes e outros motivos, instalar periféricos era uma tarefa delegada para técnicos e, às vezes, as pessoas apenas desistiam de ter determinado dispositivo no computador.

Imagem 01 – Representa porta USB

3.1.2.   LEITOR DVD: 

O leitor e gravador de CD/DVD é um aparelho que reconhece as informações armazenadas nas mídias e transmite estas informações para o aparelho eletrônico, que lê e interpreta os dados. Este aparelho pode ser um computador, um aparelho de DVD, ou qualquer outro dispositivo que tenha um leitor óptico compatível com o tipo de mídia.
Antigamente, a musica era reproduzida por discos de vinil, que comprometiam a qualidade da musica. O vinil usa uma agulha que passa pelo disco e reproduz o som. Esta agulha danifica o disco e atrapalha na qualidade da musica. James T. Russell foi quem inventou o CD, em 1965. Ele estava cansado de musicas com baixa qualidade, então começou a procurar um método de reproduzir a música sem contato físico com a mídia. Ele pensou que a solução estaria na luz, representando os dados binários com claro e escuro, que seriam lidos por um laser.



Imagem 02- representa leitor de dvd

3.1.3.    BOTÃO POWER:

 Função liga/desligar o cpu


Imagem 03- representa botão power

3.1.4.   DRIVE DE DISQUETE:

Disquete, também conhecido como diskette, disk ou floppy disk, é um tipo de disco de armazenamento composto por um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular, forrado com tecido que remove as partículas de poeira. Disquetes podem ser lidos e gravados por um leitor de disquete, chamado também de floppy disk drive(FDD).
Os disquetes inicialmente tinham o tamanho de 8 polegadas (200 milímetros), e posteriormente, seu tamanho foi reduzido para 5¼ polegadas (133 milímetros). Tão logo, os disquetes de 3½ polegadas (90 milímetros) se tornaram os mais comuns, sendo um disco de armazenamento amplamente utilizado em meados de 1970 até o começo dos anos 2000.[1]
A partir de 2010, as motherboards raramente possuem um suporte a um drive de disquete; os disquetes de 3,5 polegadas podem ser utilizados com o auxilio de um leitor de disquetes externo/USB, mas os leitores externos dos disquetes de 5¼ polegadas ou 8 polegadas são incomuns, raros, e quase inexistentes.
Os leitores de disquete ainda possuem usos extremamente limitados, especialmente se tratando de sistemas legacy, os disquetes foram sucedidos por mídias de armazenamento com espaços imensamente maiores, como o CD, DVD, pen drives, cartões de memória, HDs externos,discos óticos e redes de computadores.
Imagem 04 – representa drive de disquete


3.1.5.   BOTÃO RESET:

Os aparelhos eletrônicos, principalmente os de informática, nos dão a possibilidade de fazer diversas configurações para adequá-los à nossa necessidade. Um roteador de rede, por exemplo, precisar ser configurado para acessar a internet, distribuir o sinal, cadastrar senha de conexão, configurar acesso etc.
Alguns aparelhos eletrônicos, como os smartphones, por exemplo, também podem ser restados, não através de um botão específico, mas sim através de uma combinação de botões ou mesmo através de funções do sistema operacional.
Na maioria dos casos, configurações simples que deram errado não costumam causar grandes problemas, podendo ser facilmente corrigidas, e nesse caso não há necessidade de resetar o aparelho. Contudo, em casos mais complexos ou mesmo erros internos dos aparelhos, aplicar o reset pode ajudar a solucionar o problema.

Imagem 05 – representa botão reset

3.1.6.   PORTA PS2 MOUSE E TECLADO:

O conector PS/2 é um conector mini-DIN de 6 pinos usado para conectar teclados e mouses a um sistema de computador compatível com PC. Seu nome vem da série de computadores pessoais IBM Personal System/2, com o qual ele foi introduzido em 1987. O conector de mouse PS/2 geralmente substitui antigos conectores de "mouses seriais" DE-9 RS-232, enquanto o conector de teclado PS/2 substituiu o conector DIN mais largo de 5 pinos/180º usado no desenho do IBM PC/AT. Os desenhos PS/2 nas interfaces de teclados e mouses são eletricamente similares e empregam o mesmo protocolo de comunicação. Entretanto, a porta de teclado ou mouse de um determinado sistema pode não ser intercambiável uma vez que os dois dispositivos usam um conjunto de comandos diferentes.

Imagem 06- representa botão ps2 mouse e teclado

3.1.7.   PORTA SERIAL:

A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar pen drives, modems, mouses, algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. Na interface serial, os bits são transferidos em fila, ou seja, um bit de dados de cada vez. O padrão RS-232 foi originalmente definido para uma comunicação por meio de 25 fios diferentes. A IBM ao utilizar o padrão para o seu projeto do IBM-PC, definiu que apenas 9 pinos seriam necessários. Todavia, manteve-se nos computadores o conector DB25, por ser um padrão da época.




Imagem 07- Representa Porta Serieal

3.1.8.   PORTA PARALELA: 

A porta paralela é uma interface de comunicação entre um computador e um periférico. Quando a IBM criou seu primeiro PC ("Personal Computer" ou "Computador Pessoal"), a ideia era conectar a essa porta a uma impressora, mas atualmente, são vários os periféricos que se podem utilizar desta conexão para enviar e receber dados para o computador (exemplos: scanners, câmeras de vídeo, unidade de disco removível entre outros).
A partir do sistema operacional Windows 95 tornou-se possível efetuar comunicação entre dois computadores através da porta paralela, usando um programa nativo chamado "comunicação direta via cabo". Esta rede é muito simples de ser implementada, bastando apenas a utilização de um cabo DB25, conectado entre os dois computadores. É, no entanto, necessária uma configuração específica nos cabos para que a rede possa funcionar corretamente.
Imagem 08- Representa porta paralela

3.1.9.   SAÍDA VGA:

Com certeza você já conhece o termo VGA, todavia não faz ideia do que ele representa. A sigla na verdade é utilizada para fazer referência ao conector de vídeo das placas gráficas. A definição exata de VGA é “Video Graphics Array”, que numa tradução livre seria algo como “padrão de disposição gráfica para vídeo”.
Vale frisar que temos conhecimento do modo de funcionamento do padrão VGA, o qual opera em modo analógico, porém não abordaremos isso no texto, visto que é um tema deveras complexo e que também não fará grande diferença na compreensão do termo.
O conector VGA é encontrado tanto em cabos, para a conexão do PC ao dispositivo de saída, quanto em placas de vídeo, monitores e TVs. No cabo temos a versão “macho” do conector, pois é a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão “fêmea” que é parte que possui pequenos furinhos, onde será encaixado o cabo.
Imagem 09 - representa saída VGA

3.1.10.               PORTA RJ45:

A porta RJ45 é a porta de rede em um computador . Esta tomada tem muitos nomes . Também é conhecida como a porta Ethernet, o adaptador de rede , a tomada de rede ou o conector RJ45 . A " porta " é outro nome para uma tomada em um computador , como é "jack ". A porta RJ45 é ligado diretamente na placa de rede interna do computador, e assim é a interface para esse dispositivo. Correto Uso

Um conector RJ45 é realmente um conector de telefone . A Comissão Federal de Comunicação dos EUA, que padronizou os conectores utilizados em telecomunicações nos EUA, aprovou o RJ45 . A FCC enumera uma série de conectores e registra cada uma com um número. " RJ " significa " Registered Jack. " A nomeação RJ refere-se ao esquema de ligações , tanto da tomada eo plugue , e não a aparência física da ficha. O RJ45 original tem oito pinos dentro e dois conectores . Os últimos dois pinos são utilizados para uma resistência programável . A ficha é a mesma de um plugue padrão de telefone dos EUA (que é o RJ11) , exceto que ele é maior.
Imagem 10- Representa RJ45

3.1.11. ENTRADA E SAÍDA DE ÁUDIO:

Em geral é o Line-in.
Serve pra capturar sinais de áudio externos, por exemplo gerados por um LP em uma vitrola. Normalmente, é por essa entrada que o pessoal captura esses sons pra conversão em mp3 e/ou gravação em CD.
verde = Caixas de Som / Fones
rosa/vermelho = microfones
azul/preta = digital??
Imagem 11- representa Entrada e Saída de Áudio





3.1.12.            FOX MODEM:

 Mas isso faz tempo, e através dessa placa dava pra enviar fax. 
Mas na verdade mesmo não tem utilidade como fax, visto que perde a funcionalidade se não tem um aparelho de fax para copiar seus documentos, nem tampouco para receber sinal de fax.
 
A real utilidade do fax modem é conexão a internet discada. plugando o cabo de telefone na placa, e usando no computador a rede dial-up para fazer uma nova conexão.


Imagem 12- representa fax modem

3.2.            GABINETE  MODERNO

3.2.1.   CHAVE SELETORA:

Uma chave seletora é um componente elétrico que controla o fluxo de eletricidade que passa por um circuito, por meio de uma alavanca mecânica que é controlada manualmente.
Imagem 01- Representa a Chave Seletora

3.2.2.  ENTRADA DE ENERGIA:

A fonte de energia do computador ou, em inglês, PSU (Power Supply Unit — Unidade de Alimentação de Energia), é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.
Imagem 02- representa a entrada de energia

3.2.3.   HDMI:

O HDMI é um tipo de conector de áudio e vídeo digital que substitui os antigos conectores usados em aparelhos de DVD, TV e monitores de vídeo. 
Descubra mais sobre o significado de VGA.
O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e vídeo digital, como o Blu-ray, o leitor de DVD, o computador e etc., para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como um monitor e TV digital, por exemplo.
Em vez de usar vários cabos para conectar os sinais de áudio e vídeo de um aparelho de DVD a uma TV, a ideia é que exista apenas um único cabo e conector fazendo todas as ligações necessárias.
A maior vantagem desse padrão é que a conexão de áudio e vídeo são feitas digitalmente, portanto apresentam melhor qualidade. As principais diferenças entre o HDMI e o DVI é que o HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI,
o DVI (Digital Visual Interface) só faz conexão de vídeo, e  o conector HDMI é bem menor que o conector DVI.
Imagem 03- Representa o HDMI

3.2.4.   USB AZUL:

USB 3.0, a terceira versão do USB (Universal Serial Bus), foi chamada de USB 3.1 Gera 1 pelo Fórum de Implementadores de USB (USB Implementes Fórum - USB-IF). Entretanto, não há mudanças nas especificações técnicas. O USB 3.1 Gera 1 (USB 3.0) oferece as mesmas facilidades de uso e capacidades plug and play que as versões anteriores das tecnologias USB, mas com um desempenho 10X maior e melhor gerenciamento de energia. Para usuários de USB 3.1 (Super Speed USB), o objetivo de conectar dispositivos a PCs ou notebooks ainda é o mesmo da especificação USB 2.0 (Hi-Speed USB).
Imagem 04- Representa USB azul




Bibliografia
https://www.infoem/informatica/leitor-e-gravador-de-cddvd/scola.co
https://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete
https://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2690-como-funcionam-as-portas-usb.htm
https://www.gigaconteudo.com/para-que-serve-o-reset-dos-aparelhos
https://pt.wikipedia.org/wiki/PS/2
https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_serial <visto em 27/04/2019 as 10:05>
/https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_paralela
https://www.tecmundo.com.br/video/1802-o-que-e-vga-.htm
http://ptcomputador.com/Networking/local-networks/71741.html
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/214579-pra-que-serve-esse-entrada/
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080515094421AAcjpEr
https://pt.wikihow.com/Instalar-uma-Chave-Seletora
https://www.tecmundo.com.br/fonte/20987-o-que-e-uma-fonte-de-energia-e-como-ela-e-por-dentro.htm
https://www.significados.com.br/hdmi/
https://www.kingston.com/br/usb/usb_30





Nenhum comentário:

Postar um comentário