sábado, 28 de julho de 2018

Analise Interno de CPU

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@



TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA




Analise interno de uma CPU




Equipe:
Paulo Ricardo da silva





Macaúbas / BA \
2018


Analise interno de uma CPU





Equipe:
Paulo Ricardo da silva

Relatório de pesquisa apresentado como estudo da Escola MEIR@ Informática que foi analisado a parte interna de algumas CPUs e seus respectivos componentes.


Prof.(a) Dr.(a) Sergio Meira




Período: 30/05/2018/

Macaúbas
2018
Sumário
1.       INTRODUÇÃO.. 5
2.      OBJETIVOS (e/ou Hipóteses). 6
3.      MATERIAIS E MÉTODOS. 7
3.1.        PLACA  MÃE. 7
3.2.       SLOT PCI EXPRESS. 7
3.3.       SLOT PCI 8
3.4.       MEMORIA RAM... 9
3.5.       DISSIPADOR DE CALOR. 9
3.6.       CPU (PROCESSADOR). 10
3.7.        CHIP 7 (EPRON.. 11
3.8.       COOLER. 11
3.9.       BATERIA.. 12
3.10.     CABO SATA.. 12
3.11.      HD.. 13
3.12.      CABLE FLAT. 13
4.      ANALISE LOGICA.. 14
5.      RESULTADOS E DISCUSSÃO.. 16
6.      CONCLUSÕES. 17
7.      DIFICULDADES ENCONTRADAS. 18
8.      SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS. 19
9.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA.. 20




1.           INTRODUÇÃO

Nesse relatório obtivemos a analisar  três  CPU interna  .como o tempo vem Evoluindo cada vez mais melhorando a tecnologia no nosso mundo.


2.     OBJETIVOS (e/ou Hipóteses)

O objetivo da pesquisa foi de analisar três  CPU interna para saber os componentes que vem sempre modernizando a cada ano.



3.     MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizada uma CPU na qual observamos os componentes que ela possuía os métodos para a pesquisa foram o conhecimento e a internet

3.1.     PLACA  MÃE
É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação.

Imagem 01: representa a placa mãe
3.2.     SLOT PCI EXPRESS
PCI-Express (também conhecido como PCIe, PCI-E ou PQC) é o padrão comunicação criado em 2004 pelo grupo Intel, Dell, HP e IBM para substituir os padrões PCI, PCI-X e AGP que fazem a comunicação entre placas de expansão e a placa mãe, utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados.

Imagem 02: representa o slot PCI Express
3.3.     SLOT PCI
PCI é um padrão de barramentos, destinado a conectar periféricos à placa-me do computador. Mas você também pode encontrar outras referências a ele, como “interface”, “slot” ou “soquete”. Ele foi criado em 1993 para substituir alguns padrões ancestrais, como AGP, VESA e USB (sim, lá atrás, a interface era usada na placa-mãe). Atualmente, o PCI convencional é peça de museu. Hoje estamos na segunda geração do padrãoPCI Express (PCIe). Estima-se que em 2012 os primeiros dispositivos PCIe 3.0 chegarão ao mercado.

Imagem 03: representa o slot PCI
3.4.     MEMORIA RAM
É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
A RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM.


Imagem 04: representa a memoria RAM
3.5.     DISSIPADOR DE CALOR
 É um objeto de metal geralmente feito de cobreou alumínio, que, pelo fenômeno da condução térmica, busca maximizar, via presença de uma maior área por onde um fluxo térmico possa ocorrer, a taxa de dissipação térmica - ou seja, de calor - entre qualquer superfície com a qual esteja em contato térmico e o ambiente externo. Dissipadores térmicos têm por objetivo garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar caso a expressiva quantidade de energia térmica gerada durante seus funcionamentos não seja deles removida e dissipada em tempo hábil.

Imagem 05 :representa o dissipador de calor

3.6.     CPU (PROCESSADOR)
 Central Processinho Unit ou Unidade Central de Processamento (UCP) em português — é um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Ela age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa a CPU. Daí vem o termo “cérebro do computador”. Algumas pessoas podem estar se perguntando — Mas o “cérebro do computador” não é o processador?

Imagem 06: representa um processador
3.7.      CHIP 7 (EPRON
Um chipset (traduzido como circuito integrado auxiliar) ES ele conjunto de circuitos desejados com base em lá arquitetura de um processador(em alguns casos, desejados como parte integral de essa arquitetura), permitindo que esse tipo de processadores funcionem em una placa base. Servem de Puente de comunicação com ele resto de componentes de lá placa, como som lá memoria, lá tarjetas de expansão, lós pertos, raptor, teclado, etc.1


 Imagem 07 : representa chip7
3.8.     COOLER
É um sistema de arrefecimento usado em diversos tipos de hardwares eletrônicos com o objetivo de evitar a sobrecarga de calor que estes componentes geram. Microprocessadores de placas de computadores, por exemplo, realizam milhões de cálculos por segundo e o seu funcionamento só é possível com um sistema de cooler adaptado ao componente[

Imagem 08 : representa um cooler
3.9.     BATERIA
A bateria interna do tipo Lítio (bateria de lítio) CR2032 tem a função de manter as informações da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado (somente em placas-mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando).
A bateria de lítio tem voltagem de três volts e é para manter funcionando sem atrasar o relógio e outros componentes como as informações gravadas na BIOS.


Imagem 09: representa a bateria
3.10.  CABO SATA
As principais vantagens sobre a tradicional interface paralela é que o SATA, com a estratégia de transmissão serial, possui maior rapidez na transferência de dados, possibilidade de remover ou acrescentar dispositivos do tipo hot-swap e utilização de cabos mais finos que permitem o resfriamento de ar de forma mais eficiente.

.Imagem 10:representa o cabo Salta
3.11.  HD
 O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC.

Imagem 11: representa o HD
3.12.  CABLE FLAT
se refere a um cabo responsável pela conexão de dispositivos eletrônicos como telas, teclado, entre outros com a placa mãe.
O cabo é composto por uma película de plástico plana e flexível, com vários condutores metálicos ligados a uma superfície. O componente pode variar de tamanho, posição, quantidade de conectores e vias de acordo com a necessidade de cada produto.


Imagem 12: representa o CABLE FLAT

4.     ANALISE LOGICA

Foi feito uma analise logica do computador que estamos usando  verificamos que o sistema que estamos usando e da Microsoft Windows ,versão 2002 servisse pack3 ,com o processador Intel (R) core (TM) 17-3770 CPU @ 3.40 GHZ 1.39 GHZ ,e com 3.40 GB de memoria RAM


Observamos também o espaço livre disco (C) 7,83 GB tamanho total de 97,6 disco (D) espaço livre 74,4 tamanho total 97,6 ,espaço livre disco local (E) 2420 tamanho total 270 GB


Imagem 14 :representa o HD

Observamos também outro computador ,onde esta usando o Windows 7 professional 2009 Microsoft Corporation , servisse pack 1,com um processador Intel (R) Celeron (R) CPU G465 @ 1.90 GHZ ,sistema operacional de 64 bits .
Observamos também o HD onde a no disco local (C) 163 GB livres de 221 GB , no disco local (D) 190 há 190 GB livres de 244 GB.  

5.           RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os componentes que as CPU possuem são bem importante para a aprendizagem no futuro e agora


6.           CONCLUSÕES

Os prefixos cada um tem sua função



7.           DIFICULDADES ENCONTRADAS

As dificuldades são encontradas mais no sumario e na pontuação .


8.           SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS

Minha sugestão e cada vez mais aumentar a tecnologia no nosso mundo para cada vez mais evoluir com as pessoas ao nosso redor



9.           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

Placa mãe
https://pt.wikipedia.org/wiki/Placa-mãe  visto em 30/05/2018  ás 09:01
slot PCI Express
https://pt.wikipedia.org/wiki/PCI_Express  visto em 30/05 2018  ás 09:04
Slot PCI
www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-pci.html visto em 30/05/2018 ás09:26
memoria RAM
https://pt.wikipedia.org/wiki/RAM  visto 30/05/2018  ás 09:38
dissipador de calor

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dissipador_de_energia_térmica visto em 30/05/2018 ás 09:57