segunda-feira, 12 de junho de 2017

Analise Interna de 2 Cpus

ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@


TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA




ANALISE DA PARTE INTERNA DE DUAS CPUS




Aluno (a): Érica Meira Santos





Cristais/BA
2017
ANALISES DA CPU  1 e 2


Aluno (a): Érica Meira Santos


Relatório de pesquisa de acompanhamento da parte interna do computador já vista anteriormente apresentando como requisito parcial para aprovação na disciplina      dirigida por um relatório Experimental do curso informática nível 3°, Escola informática “MEIR@ informática”, Universidade de Cristais.

Prof.(a) Dr.(a) Sérgio Meira



Período: 15/05/2017 a 22/05/2017
Cristais
2017

SUMÁRIO
1.    INTRODUÇÃO.. 4
2.    OBJETIVO.. 5
3.    ANALISE DA PARTE INTERNA DE DUAS CPUS (MODELO ANTIGO) 6
3.1.     CAPACIDADE DO HD.. 6
3.2.     CAPACIDADE DA MEMORIA RAM 400 GB.. 6
3.3.     CABO FLAT CABLE.. 7
3.4.     MEMORIA RAM.. 7
3.5.     PROCESSADOR CPU INTEL I3. 8
3.6.     PILHA.. 8
3.7.     DECEPADOR DE CALOR.. 9
3.8.     CHIPSET. 10
3.9.     MEMORIA EPROM.. 10
4.    MODELO MODERNO.. 11
4.1.     MEMORIA RAM 4GB DDRB.. 11
4.2.     CAPACIDADE 1TB.. 12
4.3.     1 ENTRADA PC1 EX1. 12
4.4.     MODELO PLACA MÃE MODELO 1PX1800G2. 13
4.5.     CABO SATA.. 13
5.    CONCLUSÃO.. 14
6.    DIFICULDADES ENCONTRADAS.. 15
7.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 16




1.   INTRODUÇÃO


Foram analisadas 2cpus onde tínhamos como objetivo entender melhor a funcionalidade de cada parte interna deste mesmo gabinete.



2.           OBJETIVO


Conhecer melhor os itens e algumas das funcionalidades da parte interna destas duas CPUs apresentadas, observando as diferenças entre cada uma delas e a características de cada parte/aparelhagem etc.



3.           ANALISE DA PARTE INTERNA DE DUAS CPUS (MODELO ANTIGO)


3.1.       CAPACIDADE DO HD

Descrição
• Capacidade: 400,0GB
• Velocidade: 7200 RPM
• Tempo de leitura médio: 8MS
• Código do produto: ST3400832A
• Interface: ATA
• Buffer: 8 MB Cache
• Para Desktop


Imagem 01: HD

3.2.      CAPACIDADE DA MEMORIA RAM 400 GB

Mesmo que o sistema operacional suporte grandes quantidades de RAM, você ainda estará limitado pela quantidade suportada pela placa-mãe. O limite principal é a placa-mãe, porque ao não reconhecer a RAM, esta memória não será utilizada pelo sistema operacional. Entretanto, mesmo que a placa-mãe aceite 8 ou 16 GB de RAM, isso não significa que ela será reconhecida na sua totalidade pelo sistema operacional.
Existem vários programas que podem ser usados para fazer um diagnóstico geral do sistema, informando a quantidade, os tipos e as velocidades de RAM suportadas. o Crucial verificar essas informações Crucial é um dispositivo para Windows, Mac OS e Web que permite saber o máximo de RAM suportada pelo notebook/desktop. O aplicativo gratuito ainda se encarrega de verificar o computador 

3.3.      CABO FLAT CABLE

Cabo responsável pela conexão de dispositivos eletrônicos como telas, teclado, entre outros com a placa mãe.
O cabo é composto por uma película de plástico plana e flexível, com vários condutores metálicos ligados a uma superfície. O componente pode variar de tamanho, posição, quantidade de conectores e vias de acordo com a necessidade de cada produto.

Imagem 02: Cabo flat

3.4.      MEMORIA RAM

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Em nossa pesquisa no caso o nosso computador chegava a 2 pentes mas isso é variável.


Imagem 03: memoria ram

3.5.      PROCESSADOR CPU INTEL I3

O i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3), suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz e muito mais.
Os CPUs da linha Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na frequência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares).

Imagem 04: Processador

3.6.      PILHA

Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia. As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português).
Dessa forma, a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.

 
Imagem 05: Pilha

3.7.      DECEPADOR DE CALOR

Dissipador (ou cooler) é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor. Geralmente é utilizado com um cooler o que facilita na sua dissipação.
O calor que o processador gera em sua operação deve ser dissipado para que o processador não queime. O calor em excesso pode derreter os minúsculos circuitos do processador caso não exista um cooler instalado.

  
Imagem 06: Decepador de calor

3.8.    CHIPSET

Em qualquer sistema de computador, um chipset é um conjunto de componentes eletrônicos, em um circuito integrado, que gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos. É normalmente encontrado na placa mãe.


Imagem 07: chipset

3.9.    MEMORIA EPROM

Uma eprom (sigla do inglês "erasable programmable read-only memory", significando "memória programável apagável somente de leitura") é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não volátil.

Imagem 08: memoria Eprom

4.           MODELO MODERNO


4.1.      MEMORIA RAM 4GB DDRB

Em engenharia eletrônica, DDR3 SDRAM (ou taxa dupla de transferência nível 3 de memória síncrona dinâmica de acesso aleatório) é uma interface de memória de acesso aleatório – RAM (Random Access Memory) – usado para grande armazenamento de dados temporários utilizados em computadores e outros dispositivos eletrônicos. É uma das várias implementações de memória síncrona e dinâmica (SDRAM), ou seja, trabalha sincronizada com os ciclos de trabalho (clock) da placa-mãe, sem tempo de espera.
DDR3 SDRAM é uma melhoria sobre a tecnologia antecedente DDR2. O primeiro benefício da DDR3 é a possível taxa de transferência duas vezes maior, de modo que permite taxas de barramento maiores, como também picos de transferência mais altos.
Não há redução significativa de latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis), já que isso não é uma característica da interface. Adicionalmente, o padrão DDR3 permite que um chip com capacidade entre 512 Megabits e 8 Gigabits use ummódulo de memória de 16 Gigabytes de maneira eficaz. Porém, cabe salientar que DDR3 é uma especificação de interface DRAM; ou seja, os atuais slots DRAM que armazenam os dados são iguais aos anteriores, têm desempenho similar.
Imagem 09: Memoria rom

4.2.    CAPACIDADE 1TB

Terabyte equivale a 1000 GB (1TB). Analogamente a uma unidade de medida, o byte e seus múltiplos operam como contadores de um volume de dados em um computador ou sistema computacional. O tebibyte é o correspondente binário do terabyte, representando a quantidade de 1.073.741.824 kilobytes ou 1024 gibibytes.




Imagem 10: Capacidade 1TB

4.3.      1 ENTRADA PC1 EX1

Existem três tipos de barramentos PCI-Express disponíveis, sendo que a única diferença entre eles é a velocidade da transmissão de dados entre placa de expansão e computador. Isso significa que uma placa de vídeo que é conectada a um conector PCIe 3.0 pode funcionar também em um do tipo 1.0. O que muda é a quantidade e velocidade de dados que serão enviados.

Imagem 1:  PC1 EX1

4.4.      MODELO PLACA MÃE MODELO 1PX1800G2

Entre as placas que compõem o PC, merece destaque especial a placa mãe. Ela é responsável pelo encaminhamento dos dados de um lado para o outro, ou seja, de dispositivos externos para o processador ou para a memória. Além de permitir o tráfego de informação, a placa mãe também alimenta alguns periféricos com a energia eléctrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” ter toda a lógica.

Imagem 12: Placa mãe

4.5.    CABO SATA

Sata, ou Serial ATA é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa (unidades de disco rígido e drivers ópticos) e um computador.



Imagem 13: cabo satã



TABELA
CPU1- Itens
CPU2- Itens

Capacidade do HD Descrição

1

Memoria RAM 4gb DDRB

1

Capacidade da memoria RAM

1

Capacidade 1tb

1

Cabo flat Cable

1

Entrada pc1 ex1

1

Memoria RAM

2
Pente

Modelo placa mãe

1

Processador CPU Intel i3

1

Cabo sata

1
Pilha
1
--

Decepador de calor

1
--

Chipset

1
--

Memoria Epom

1
--

 







5.           CONCLUSÃO

Conclui-se que existe em uma única Cpu muitas aparelhagens e vários “filzinhos”  e alguns aparelhos diferentes mas que são eles os responsáveis para que toda a magia possa acontecer entre maquina e homem.

6.           DIFICULDADES ENCONTRADAS


Não foi encontrada tão grande dificuldade para o entendimento do funcionamento destas mesmas  peças, fizemos varias pesquisa e isso resultou em um ótimo desempenho para mim.

7.           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Capacidade do HD https://www.sistecnica.com.br/listaprodutos.asp?idloja=9624&idproduto=3293906&q=SEAGATE+HD+400GB+IDE+7200RPM+ST3400832A
Cabo flat cable
https://suporte.bringit.com.br/hc/pt-br/articles/203080977--O-que-%C3%A9-cabo-flat-
Memoria ram
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/03/saiba-o-que-e-melhor-para-o-pc-dois-pentes-de-memoria-ram-ou-um-com-dobro.html
pilha
https://www.tecmundo.com.br/curiosidade/9913-por-que-existem-pilhas-na-placa-mae-.htm
Decepador de calor
http://oficinacefoi.blogspot.com.br/2009/05/dissipador-de-calor-do-cpu.html
Chipset
https://www.google.com.br/search?q=Chipset&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwiql7-wxPLTAhVEEJAKHSv2CnMQ_AUIBSgA&biw=1024&bih=634&dpr=1
Memoria Eprom
https://www.google.com.br/search?q=memoria+eprom&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwirssaBxfLTAhVKOZAKHaGxDwsQ_AUICSgA&biw=1024&bih=634&dpr=1
Processador CPU intel i3
https://www.tecmundo.com.br/processadores/3904-quais-as-diferencas-entre-os-processadores-intel-core-i3-i5-e-i7-.htm
Memoria Ram 4Gb DDRB
https://pt.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário