quinta-feira, 7 de abril de 2016



TURMA DO 3º NIVEL DO CURSO DE INFORMATICA


Analise das CPUs em Funcionamento e Fisicamente.



Equipe:
3º Nível
Jaqueline Silva Domingues,
Welvis Silva Souza .
Prof.(a)_Sérgio Meira.






Cristais/BA
2016

1.     INTRODUÇÃO


O objetivo foi analisar a placa mãe e os componentes acoplados nela fisicamente e virtualmente.
Nesta placa mãe foram encontradas a memória ram, dissipador de calor, cooler entre outros.



2.           OBJETIVOS


O principal objetivo foi analisar a placa mãe e os componentes acoplados nela fisicamente e virtualmente, assim conhecendo mais sua parte interna e como funciona sua rede de comando.



3.           MATERIAIS E MÉTODOS


Materiais: Computador e Internet.
Métodos: Analisar as entradas internas das CPUs.



4.           RESULTADOS E DISCURSÃO


Aprendemos que o core i3 é melhor que o Pentium, pois possui um poder de processamento melhor, fazendo com que o computador tenha um bom desempenho. O core i3 possui uma versão de processamento de x64 que faz ele ser mais veloz que o Pentium contendo apenas x86-32 com tudo o core i3 se sai melhor sendo um processador de melhor desempenho.



5.           MÁQUINA ANALISADA EM FUNCIONAMENTO


5.1.     PENTIUM

Assim como o 486, o Pentium é um processador de 32 bits, capaz de acessar até 4 GB de memória RAM. Mas, novamente o processador trouxe várias melhorias que o tornaram muito mais rápido que a geração anterior. Não é à toa que o primeiro Pentium operava a apenas 60 MHz, e era, na época do lançamento, muito mais caro que um 486DX4-100. O Pentium é de 65 a 100% mais rápido que um 486 do mesmo clock. Como o processador aritmético também foi completamente remodelado, o Pentium acaba sendo ainda mais rápido em aplicativos que demandam um grande número de cálculos.

5.2.     INTEL CORE I3

Pertence à nova linha Core e traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (tecnologia que oferece um aumento de desempenho de
até 30% dependendo da configuração do sistema), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3) e vem equipado com um controlador de vídeo integrado (Intel HD Graphics), controlador de memória DDR interno, o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (as memórias trabalham aos pares) e suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz.
O Intel Core i3 é a linha de CPUs voltada aos menos exigentes, mas este processador de dois núcleos é uma ótima opção para qualquer tipo de atividade. Dificilmente você irá encontrar um jogo ou programa que não execute com o Intel Core i3, porém obviamente, ele não é o mais rápido no que faz. Visando restringir a linha Core i3, a Intel criou somente dois modelos, o I3-560 e o i3-540. A diferença entre eles é que o primeiro trabalha numa freqüência de 2,93 GHZ e o segundo 3,06 GHz.
A principal desvantagem do processador Intel Core i3 é que esta linha utiliza um novo soquete (peça para encaixar na placa-mãe). As montadoras já criaram placas exclusivas e estas servirão também para o Core i5 e i7. O valor do processador em si não é tão caro, mas por precisar de uma placa-mãe diferenciada, o custo para trocar o seu computador pode ser desencorajador.

5.3.     MEMÓRIA RAM

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório)

Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).

5.4.     COMO VERIFICAR O ESPAÇO DE SEU DISCO RÍGIDO.

1- Abra o menu Iniciar e escolha Computador ou Meu Computador. Windows Vista e 7 rotulam de Computador, o Windows XP chama de Meu Computador. Para acessar ele no Windows 8, digite "computador" quando estiver na tela Iniciar e escolha Computador dos resultados da Busca.
A janela do Computador irá listar todos os discos rígidos e dispositivos ligados ao computador.
2- Localize o seu disco rígido. Ele estará descrito como Disco Local (C:) ouWindows (C:) na maioria dos computadores. Note que se você tiver
diversos discos rígidos, você pode usar estes passos para verificar cada um deles individualmente.
Clicar no dispositivo nesta janela irá mostrar o espaço Disponível e usado na parte inferior da janela. Continue para ver o espaço em seu disco rígido representado em um gráfico de pizza.
3- Clique com o botão direito do mouse no ícone do seu disco rígido e escolha "Propriedades". Isso irá abrir uma janela que exibe toda a informação que você precisa sobre o seu disco rígido em uma ilustração em formato de gráfico de pizza.
Nota:Figura:04 ilustração no computador (passo a passo)
4- Veja o espaço no seu disco rígido. Isso não estará apenas listado no diálogo de propriedades, mas também estará demonstrado em um gráfico de pizza.
Rosa representa o espaço livre restante no HD. Azul representa o espaço ocupado no HD.



6.0.     RELAÇÃO ENTRE O PROCESSADOR CORE I3 E O PENTIUM


6.1.     PENTIUM

As diferenças entre esses dois é que, ambos são da mesma fabricante, mas o Pentium foi lançado em 2006 e o Core i3 foi lançada em 2010 tendo os dois a mesma quantidade de núcleos de processamento. O core i3 possui uma versão de processamento de x64 que faz ele ser mais veloz que o Pentium contendo apenas x86-32 com tudo o core i3 se sai melhor sendo um processador de melhor desempenho.



7.0       MAQUINA ANALISADA FISICAMENTE


7.1       CABO FLAT

Definição:
 Cabo flat é um componente que faz a interação entre o seu HD e a placa-mãe, ou então a interação entre dois HD'S, ou entre HD e CD/DVD. 
Ele serve para transferencia dos dados.

7.2       CABO SATA

Definição:
O cabo sata e o cabo que transfere as informações da placa mãe para o HD satã.
Diferença entre Flack Cable e Cabo Sata.
Quando comparamos os dois cabos o satã se sai melhor que o Flack Cable por ser de uma geração mais evoluída fazendo com que ele tenha um melhor desempenho na hora de enviar seus dados.

7.3       COOLER

Definição:
É um sistema de arrefecimento usado em diversos tipos de hardwares eletrônicos com o objetivo de evitar a sobrecarga de calor que estes componentes geram.

7.4       DISSIPADOR DE CALOR

Definição:
Um dissipador térmico, dissipador de energia térmica ou promotor de calor, mais conhecido - de forma pouco adequada - por dissipador de calor, é um objeto de metal geralmente feito de cobreou alumínio, que, pelo fenômeno da condução térmica, busca maximizar, via presença de uma maior área por onde um fluxo térmico possa ocorrer, a taxa de dissipação térmica - ou seja, de calor - entre qualquer superfície com a qual esteja em contato térmico e o ambiente externo.

7.5       PROCESSADOR

Definição:
Circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomado de decisão de um computador.



7.6        RELAÇÕES ENTRE O COOLER O DISSIPADOR DE CALOR E O PROCESSADOR.


As relações são que o cooler vem acima do dissipador de calor para gerar um frescor concentrado no processador que esta abaixo dos dois, pois o processador esquenta muito devido ao grande número de processamento.

7.7       MEMORIA RAM

Definição:
É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

7.8       Slot PCI

Definição:
É um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes do seus respectivos barramentos.

7.9       Slot PCI Express

Definição:
É o padrão de slots (soquetes) criada para placas de expansão utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados. Introduzido pela empresa Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI.

7.10   Bateria

Definição:
Tem a função de manter as informações daFlash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado (somente em placas-mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando.)

7.11   HD

Definição:
É memoria considerada o principal meio de armazenamento de dados em massa.

8.0       DIFICULDADES ENCONTRADAS


O computador estava lento atrapalhando o desenvolvimento do trabalho.

8.1       CONCLUSÃO


No decorrer do trabalho aprendemos que o core i3 e mais rápido do que o Pentium, aprendemos os nomes de algumas peças internas do computador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA CPU ANALISADA FISICAMENTE. DIA: 26/03/2016 A 07/04/2016


Cooler <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cooler> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
Dissipador de calor <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dissipador_de_energia_térmica> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
Processador <https://pt.wikipedia.org/wiki/Processador> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
Memoria RAM <https://pt.wikipedia.org/wiki/RAM> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
Slot PCI <https://pt.wikipedia.org/wiki/Slot> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
Slot PCI Express <https://pt.wikipedia.org/wiki/PCI_Express> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
 Bateria <https://pt.wikipedia.org/wiki/Placa-mãe#Bateria> <visto em 07/04/2016 as 15hs>
HD <https://pt.wikipedia.org/wiki/HD> <visto em 07/04/2016 as 15hs>

http://www.hardware.com.br/termos/pentium <visto em 07/04/2016 as 15hs>

Nenhum comentário:

Postar um comentário