terça-feira, 27 de setembro de 2016

 ESCOLA DE INFORMATICA MEIR@



TURMA DO 2° NÍVEL DO CURSO DE INFORMATICA





MICROSOFT OFFICE




Aluna:
Rafaela Meira Souto e
Janderson Sousa Rêgo.





Relatório de pesquisa sistematizada sobre a Microsoft Office e suas versões desde seu lançamento até os dias de hoje, do trabalho em dupla do curso de informática do 2º Nível.






Prof.(a) Sérgio Meira







Macaúbas
2016




Versões Microsoft Office

Em 1990, é lançada a primeira versão chamada "Office 1.0", com Word, Excel e PowerPoint. Logo após seu lançamento, a Microsoft se torna a primeira empresa a exceder 1 bilhão de dólares em vendas em um ano;

Em 1992, é lançada a Microsoft Office 3.0 em CD, incluindo o Microsoft Mail;

Em 1994, é lançada a Microsoft Office 4.3, incluindo o Power Point;

Microsoft Office 95 inclui seis aplicações: Word (processador de texto), Excel (planilha), PowerPoint (um programa de apresentação), Access (um sistema de gerenciamento de banco de dados), Schedule + (um aplicativo de gerenciamento de tempo) e Binder (um programa para ligar o trabalho dos aplicativos mencionados juntos). A versão em CD-ROM também inclui Microsoft Bookshelf.
Fiel ao seu homónimo, esta suite é projetado especificamente para Windows 95. Anteriormente, a Microsoft tinha lançado Office 4.2 para Windows NT para várias arquiteturas, [4] que incluía 32-bit Word 6.0 para Windows NT e Excel 5.0 para Windows NT, [5 ], mas PowerPoint 4.0 foi de 16 bits. Com o Office para Windows 95, todos os componentes da suíte foram de 32 bits. Todos os aplicativos do Office 95 são OLE 2 habilitado, o que significa que eles permitem a interoperabilidade entre si, bem como todas as outras aplicações que suportam este protocolo de intercâmbio de dados. Ligante utilizado este protocolo para vincular objetos OLE juntos. [2]
Office para Windows 95 carrega o número de versão 7.0 para coincidir com o número da versão do Word. Outros componentes também têm os mesmos números de versão para mostrar que eles são contemporâneos, apesar de seus predecessores não eram versão 6.0. As versões anteriores dos componentes eram Word 6.0, Excel 5.0, PowerPoint 4.0, Schedule + 1.0 e Access 2.0. Binder foi um novo aplicativo no momento sem antecessor. Microsoft Outlook não foi incluído e usado para ser empacotado com Microsoft Exchange Server 5.5.
Microsoft Excel continha um ovo de Páscoa, um jogo Doom como oculto chamado Hall of Tortured Souls creditando escritores do aplicativo.


Microsoft Office 97 é a primeira versão do Office para apresentar o Assistente do Office, um recurso projetado para ajudar os usuários pela forma de um personagem animado interativo, que interface com o conteúdo da ajuda Office. O assistente de padrão era "Clippit", apelidado de "Clippy", um clipe de papel. O recurso auxiliar de escritório foi incluída no Microsoft Office 2000, XP (oculto por padrão) e 2003 (não é instalado por padrão).

Office 97 também é o primeiro produto da Microsoft para incluir a ativação do produto. As versões brasileiras de Office 97 Small Business Edition e Publisher 98 exigia.
opções de suporte assistido e atualizações de segurança para o Office 97 terminou em 16 de janeiro de 2004. O suporte de correcções base para o Office 97 findo em 31 de agosto de 2001. Extended Hotfix Support encerrado em 28 de fevereiro de 2002.
Dois 97 aplicativos do Office destaque ovos de páscoa:. Microsoft Word 97 continha um jogo de pinball escondido e Microsoft Excel continha um simulador de vôo escondido .



O Microsoft Office 2000, é o sucessor do Microsoft Office 97, foi disponibilizado para sistemas de 32-bits, incluindo Windows 2000. Todos os aplicativos do Office 2000 têm capacidade OLE 2 que permite mover os dados automaticamente entre diferentes programas. O Microsoft Office XP é o sucessor do Office 2000. A mais completa suíte do Office 2000 é o Office 2000 Developer.

O Microsoft Office XP é um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento. Apesar da sigla "XP", o Windows XP não é o único sistema compatível com o Office XP. A sigla "XP" era apenas um termo de marketing da época. O Assistente do Office, incluído no Microsoft Office 97 e versões superiores, até o Office 2007, está desabilitado por padrão no Office XP. Um elemento-chave da campanha publicitária da Microsoft para o Office XP foi a remoção do Clippit e outros assistentes do Office.
O Microsoft Office XP, lançado em 2001, é uma grande atualização com diversas melhorias e mudanças:
·         Safe Mode: Este recurso permite que aplicativos como o Outlook para iniciar quando eles poderiam fracassar. Safe Mode permite que o Office para detectar e reparar ou ignorar a origem do problema, como um corrompido Registro ou um comportamento inadequado add-in.
·         Smart tag: Nova tecnologia entregues com o Office XP. Algumas etiquetas inteligentes funcionam com base na atividade do usuário, como ajudando com erros de digitação . Essas etiquetas inteligentes são fornecidos com os produtos e não são programáveis. Para os desenvolvedores, porém, existe a possibilidade de criar etiquetas inteligentes personalizadas. No Office XP, o costume etiquetas inteligentes poderiam funcionar apenas em Word e Excel .
·         Ativação de Produto: Office XP incorpora tecnologia de ativação de produto para evitar a pirataria de software. Esse recurso também é implementada no Windows XP (e versões posteriores do Windows e Office).
·         Discurso e reconhecimento de escrita: são novos recursos para o Office XP, compartilhada entre todos os aplicativos do Office, bem como Internet Explorer e Outlook Express. O recurso de reconhecimento de fala engloba duas funções diferentes, de ditado e comando de voz. Ditado oferece aos usuários a capacidade de ditar palavras que serão transcritas para o texto digitado em um programa do Office, enquanto a voz de comando é usado para chamar as opções de menu e comandos via voz. O reconhecimento de manuscrito permite aos usuários inserir texto escrito em vez de digitar.
·         Texto Services Framework de apoio: O Office XP, especificamente, o Word 2002 oferece suporte a serviços de texto tornando possível para os serviços implementados usando TSF para ser usado no Word. O reconhecimento de fala do Office, reconhecimento de escrita e suporte a Tablet PC tinta e correção de tinta são esses serviços.
·         Clipboard: Funcionalidade foi melhorada. A área de transferência agora armazena até 24 itens e está localizado no painel de tarefas. O painel de tarefas Área de Transferência também exibe uma miniatura de vista de um item copiado, quer se trate de texto, números ou um gráfico.
·         Uma mudança importante para a aplicação do ambiente Office XP é a introdução de painéis de tarefas. Um painel de tarefas é um multi-purpose vidraça que aparece no lado direito da janela de um aplicativo do Office. Um painel de tarefas é utilizado basicamente para a casa de uma série de recursos que antes eram controlados usando caixas de diálogo, como a abertura de um novo arquivo ou inserir clip-art em um documento do aplicativo.
·         Office XP ostenta um alisador, racionalizado olhar em relação às versões anteriores do Microsoft Office. Ele foi projetado para ser usado em combinação com o Windows Whistler Aquarela do tema, que foi abandonado em favor de Luna quando o Windows XP foi lançado.




O Microsoft Office 2003
Um novo logotipo do Office é parte do esforço da Microsoft, bem como duas novas aplicações, fez sua estréia no Office 2003: InfoPath e o OneNote. O OneNote é uma caderneta eletrônica de anotações e organizador que toma notas como aplicação do texto, notas manuscritas ou diagramas, gráficos e de áudio gravado. Office 2003 é a primeira versão a usar cores e ícones do Windows XP.
Office 2003 roda apenas em versões baseado no Windows NT (não tem suporte ao Windows 98 ou Windows ME).



Microsoft Office 2007 é uma versão do Microsoft Office, parte da família Microsoft Windows de programas de escritório. Formalmente conhecido por Office 12 nas fases iniciais do seu ciclo beta, foi lançado com volume de licença para clientes a 30 de Novembro de 2006 e foi disponibilizado para venda a 30 de Janeiro de 2007. Estas são, respectivamente, nas mesmas datas em que o Windows Vista foi lançado para o licenciamento em volume e para venda. O Office 2007 contém uma série de novas funcionalidades, a mais notável das quais é a nova interface gráfica chamada Fluent User Interface (inicialmente referido por Ribbon User Interface), substituindo os menus e barras de ferramentas – que têm sido a pedra angular do Office desde da sua criação - com uma barra de abas, conhecida como a "Faixa de Opções". O programa exige o Windows XP com o Service Pack 2 ou superior, Windows Server 2003 com o Service Pack 1 ou superior, Windows Vista ou Windows 7. Office 2007 é a última versão do Microsoft Office que suporta o Windows XP Professional x64 Edition.
O Friso é uma tarefa orientada a Graphical User Interface (GUI). Possui um botão de menu central, conhecido como o "Botão Office". A interface Ribbon permanece no Microsoft Office 2010.
Office 2007 também inclui novas aplicações e ferramentas de servidor. A mais significativa, Groove, um programa de colaboração e comunicação para empresas de pequeno porte, que foi originalmente desenvolvido pela Groove Networks antes de ser adquirida pela Microsoft em 2005. Também está incluído no pacote o Office SharePoint Server 2007, uma importante revisão para a plataforma de servidor de aplicativos do Office, que suporta "Excel Services", uma arquitetura cliente-servidor para apoiar ficheiros do Excel que são compartilhados em tempo real entre várias máquinas, e também são visíveis e editáveis através de uma página web.
Microsoft FrontPage foi removido do pacote completo do Office. Foi substituído pelo Microsoft Office SharePoint Designer, que é destinado para o desenvolvimento de portais. É um criador-orientado criador deMicrosoft Expression Web, e é direccionado para o desenvolvimento web em geral. No entanto, a aplicação não se encontra disponível em todos os pacotes
A tecnologia de reconhecimento de voz e reconhecimento de escritasão parte do Windows Vista. O reconhecimento de voz foi retirado dos aplicativos do Office 2007. Os sistemas de reconhecimento de escrita e voz no Office 2007 apenas funcionam com suporte do Windows Vista ou Windows XP Tablet PC Edition. No entanto, utilizadores do Windows XP podem usar uma versão anterior do Office para usufruir do reconhecimento de voz.


Microsoft Office 2010, também chamado de Office 14, é uma suíte de escritório ou uma Informática Intermediária para Microsoft Windows, sucessor do Microsoft Office 2007. O Microsoft Office 2010 oferece compatibilidade estendida a diversos formatos de arquivos, atualizações de interface do usuário e uma requintada experiência do usuário. Uma versão 64-bit do Office 2010 estará disponível. Ele estará disponível para Windows XP SP3, Windows Vista e Windows 7. Além disso, o Office 2010 marca a estreia das versões gratuitas online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, que trabalharão nos três mais populares navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Safari). De acordo com um artigo publicado no InfoWorld, em Abril de 2006, o Office 2010 será mais "à base de papel" do que as versões anteriores. O artigo cita Simon Witts, Vice Presidente corporativo da empresa e para o Microsoft Partner Group, como afirmar que não haveria recursos personalizados aos trabalhadores em "papéis, como a investigação e desenvolvimento profissional, as vendas pessoas, e os recursos humanos. "Contração de ideias denominado “Web 2.0", quando implementada na Internet, é provável que a Microsoft irá incorporar funcionalidades do SharePoint Server no Office 2010.
O Office irá implementar a norma ISO 2010, versão compatível do Office Open XML, que foi padronizado como o ISO 29500, em Março de 2008.
Novas funcionalidades disse também que incluiria uma base de ferramenta de captura de tela, uma ferramenta de remoção de fundo, um modo de documento protegido, os novos modelos e permissão de autor SmartArt. O "Botão Office" do 2007 será substituído por um botão que leva a uma janela-menu full-file, conhecido como Backstage Vista, oferecendo acesso fácil a tarefas centradas funções como a impressão e compartilhamento. Um refinada interface de Fita estarão presentes em todos os aplicativos do Office, incluindo o Office Outlook, Visio, OneNote, Project e Publisher. Aplicativos do Office também terá funcional jumplists no Windows 7
Em 15 de abril de 2009, a Microsoft confirmou que o Office 2010 será oficialmente lançado no primeiro trimestre de 2010. Eles anunciaram em 12 de maio de 2009, um evento Tech Ed, que o Office 2010 vai começar os ensaios técnicos durante julho. Será também a primeira versão do Office para uso em ambas versões 32 bits e 64 bits.



O Microsoft Office 2013, também chamado de Office 15, é a última versão da suíte de aplicativos Microsoft Office, lançada a 29 de janeiro de 2013, sucedendo à edição de 2010. O aplicativo deve ganhar novos contornos, ao estilo da interface Metro, presente no Windows 8. O Microsoft Outlook recebeu mudanças mais drásticas, por exemplo, a interface Metro fornece uma nova visualização para as tarefas programadas. O PowerPoint irá incluir mais modelos e efeitos de transição, e o OneNote incluirá uma tela nova. O Excel conta com uma ferramenta de filtragem de dados em um cronograma. No Word, a capacidade de inserção de vídeo e áudio online, bem como a difusão de documentos na Web foram implementadas.
Logo à partida, salta à vista a interface, preparada para tablets e sensível ao toque. Além disso tem funcionalidades Cloud e colaboração integradas, que lhe permite começar no computador, continuar no portátil e terminar em outro dispositivo, através da sincronização no OneDrive ou sharepoint para empresas. A possibilidade de encolher os separadores no topo (ribbon) e também passar para o modo full screen facilita mais o trabalho.  Algumas das principais novidades no Excel 2013:
·         Flash fill – automaticamente preenche uma coluna com dados, baseado na informação adjacente. Varia em função dos padrões detetados.
·         Powerview – permite ver informação de uma forma simples e atrativa. Selecione os dados, clique em power view, ajuste e configure como quer apresentar os dados. Pode até adicionar bing maps com informação geográfica relacionada com os dados georreferenciados.
·         Gráficos sugeridos e formatação – agora adicionar gráficos é ainda mais interessante. Para além de lhe serem sugeridos gráficos recomendados para os dados selecionados, é simples pré visualizar outros. Depois de aceitar o gráfico, surgem três botões para configurar, formatação e outras melhorias.
·         Timeline – permite filtrar e tratar dados com informação cronológica.
·         Relationship – quando importar dados para o Excel, onde seja possível estabelecer relações, esta função ficará disponível no separador Data. Podendo criar ligações entre os dados minimizando assim introdução de dados redundantes.
·         Recommended Pivot Tables – esta opção facilita o processo de inserção de tabelas dinâmicas, sendo sugerida uma opção de acordo com os dados selecionados.
·         Quick Analysis – basta um clique direito nos dados e esta opção sexy ajuda-nos a formatar condicionalmente, gráficos, realce e outras melhoras.


Microsoft Office 2016 (codinome do Office 16 ) é uma versão do Microsoft Office suíte de produtividade , conseguindo ambos Office 2013 e Office para Mac 2011 . Foi lançado em OS X em 9 de Julho de 2015 e no Microsoft Windows em 22 de Setembro de 2015 para o Office 365 assinantes . Suporte Mainstream termina em 13 de Outubro de 2020, e suporte estendido termina em 14 de Outubro de 2025, ao mesmo tempo em que o Windows 10 . a versão perpetuamente licenciado no o SX e do Windows foi lançado em 22 de setembro de 2015.
Novas funcionalidades na versão do Windows incluem a capacidade de criar, abrir, editar e salvar arquivos na nuvem diretamente da área de trabalho, uma nova ferramenta de busca de comandos disponíveis na PalavraPowerPointExcel e Outlook com o nome "Tell Me", mais” Enviar como “opções no Word e PowerPoint, e coautoria em tempo real com os usuários conectados ao Office online”. Outras características menores incluem Insights, uma característica alimentada por Bing para fornecer informações contextuais a partir da web, uma barra lateral Designer no PowerPoint para aperfeiçoar o layout dos slides, novos tipos de gráficos e modelos no Excel (como treemapgráfico sunburst (também conhecido como um gráfico de anel), gráfico de cascata , caixa de bigodes e histograma , e modelos financeiros e de calendário) , novas animações em PowerPoint (tais como a transição Morph), a capacidade de inserir vídeos online no OneNote , e uma prevenção contra perda de dados no Word, Excel e PowerPoint.
Microsoft Office 2016 não pode coexistir com a Microsoft Office 2013 aplicativos, mas pode coexistir com versões anteriores do Microsoft Office, tais como 2003 2007 e 2010. Microsoft oferece para substituir livremente estes 2013 versões mais antigas com uma versão atualizada.

Versão
Ano
Características
Mudanças
1.0
1990
Office 1.0, com Word, Excel e PowerPoint.

3.0
1992
Incluiu a Microsoft Mail.
Lançado em CD
4.3
1994
Inclui Word 6.0, Excel 5.0, PowerPoint 4.0, Mail 3.2 e na versão Pro, Access 2.0.

Esta última é a versão de 16 bits. Esta é também a última versão que suporta o Windows 3.x, Windows NT 3.1 e Windows NT 3.5 (Windows NT 3.51 foi apoiado até e incluindo Office 97).
4.2
1994
Inclui Word 6.0 e Excel 5.0 (ambos 32 bits, i386, MIPS, PowerPC e Alpha), PowerPoint 4.0 (16-bit), "Microsoft Office Manager".

95
1995
Inclui seis aplicações: Word (processador de texto), Excel (planilha), PowerPoint (um programa de apresentação), Access (um sistema de gerenciamento de banco de dados), Schedule + (um aplicativo de gerenciamento de tempo) e Binder (um programa para ligar o trabalho dos aplicativos mencionados juntos). A versão em CD-ROM também inclui Microsoft Bookshelf.

Office para Windows 95 carrega o número de versão 7.0 para coincidir com o número da versão do Word. Outros componentes também têm os mesmos números de versão para mostrar que eles são contemporâneos, apesar de seus predecessores não eram versão 6.0.
97
1997
É a primeira versão do Office para apresentar o Assistente do Office, um recurso projetado para ajudar os usuários pela forma de um personagem animado interativo, que interface com o conteúdo da ajuda Office.
2000
1999
É o sucessor do Microsoft Office 97, foi disponibilizado para sistemas de 32-bits, incluindo Windows 2000. Todos os aplicativos do Office 2000 têm capacidade OLE 2 que permite mover os dados automaticamente entre diferentes programas.

XP
2001
É um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento.
Uma mudança importante para a aplicação do ambiente Office XP é a introdução de painéis de tarefas. Um painel de tarefas é um multi-purpose vidraça que aparece no lado direito da janela de um aplicativo do Office. Um painel de tarefas é utilizado basicamente para a casa de uma série de recursos que antes eram controlados usando caixas de diálogo, como a abertura de um novo arquivo ou inserir clip-art em um documento do aplicativo.

2003
2003
Office 2003 é a primeira versão a usar cores e ícones do Windows XP.

Um novo logotipo do Office é parte do esforço da Microsoft, bem como duas novas aplicações, fez sua estréia no Office 2003: InfoPath e o OneNote. O OneNote é uma caderneta eletrônica de anotações e organizador que toma notas como aplicação do texto, notas manuscritas ou diagramas, gráficos e de áudio gravado.
2007
2007
Office 2007 é a última versão do Microsoft Office que suporta o Windows XP Professional x64 Edition.

Inclui novas aplicações e ferramentas de servidor. A mais significativa, Groove, um programa de colaboração e comunicação para empresas de pequeno porte, que foi originalmente desenvolvido pela Groove Networks antes de ser adquirida pela Microsoft em 2005. Também está incluído no pacote o Office SharePoint Server 2007, uma importante revisão para a plataforma de servidor de aplicativos do Office, que suporta "Excel Services".
2010
2010
A Microsoft Office 2010 oferece compatibilidade estendida a diversos formatos de arquivos, atualizações de interface do usuário e uma requintada experiência do usuário.
Novas funcionalidades disse também que incluiria uma base de ferramenta de captura de tela, uma ferramenta de remoção de fundo, um modo de documento protegido, os novos modelos e permissão de autor SmartArt. O "Botão Office" do 2007 será substituído por um botão que leva a uma janela-menu full-file, conhecido como Backstage Vista, oferecendo acesso fácil a tarefas centradas funções como a impressão e compartilhamento.
2013
2013
Também chamado de Office 15, é a última versão da suíte de aplicativos Microsoft Office, lançada a 29 de janeiro de 2013, sucedendo à edição de 2010.
O aplicativo deve ganhar novos contornos, ao estilo da interface Metro, presente no Windows 8.
2016
2015
É uma versão do Microsoft Office suíte de produtividade, conseguindo ambos Office 2013 e Office para Mac 2011.
Novas funcionalidades na versão do Windows incluem a capacidade de criar, abrir, editar e salvar arquivos na nuvem diretamente da área de trabalho, uma nova ferramenta de busca de comandos disponíveis na PalavraPowerPointExcel e Outlook com o nome "Tell Me", mais” Enviar como “opções no Word e PowerPoint, e coautoria em tempo real com os usuários conectados ao Office online”.



Bibliografia:
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Microsoft_Office ( acessado-em-13-de-setembro-de-2016-às-16:26)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office ( acessado-em-13-de-setembro-de-2016-às-16:26)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office_2000 ( acessado-em-13-de-setembro-de-2016-às-16:26)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office_2003 ( acessado-em-13-de-setembro-de-2016-às-16:26)